INSS informa nova suspensão por denúncia em banco e atinge beneficiários
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o contrato com a Agibank, instituição financeira que era responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões, o que ascendeu um grande alerta nos beneficiários. Aliás, uma nova suspensão pegou de surpresa esta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS decidiu que a Crefisa está suspensa de realizar pagamentos aos beneficiários da Previdência Social. De acordo com o presidente do Instituto, Gilberto Waller, o banco estava recebendo diversas críticas e reclamações dos aposentados e pensionistas devido a diversos problemas com os pagamentos.
Segundo o Waller, em entrevista à CNN 360° na última quinta-feira (21), uma série de problemas com o atendimento e assistência da instituição levaram à decisão. De acordo com a fonte, entre as principais queixas estavam:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- “dificuldades no atendimento;
- ausência de caixa eletrônico, fazendo com que usuários tenham que ir a agências da Crefisa para poder receber;
- impossibilidade de portabilidade; e
- empréstimos com juros altos”.
INSS suspende temporariamente a Crefisa
De acordo com o presidente do INSS, a Crefisa paga cerca de 1,7 milhão de benefícios, o que gerou um grande transtorno para esses beneficiários. “A gente vinha já fiscalizando, e verificou que está num estágio que não tem mais condições do INSS conceder à Crefisa a possibilidade de fazer novos pagamentos”, disse.
Posicionamento da Crefisa
À CNN a instituição financeira destacou que se surpreendeu com a decisão e que até então não havia sido notificada. Além disso, o banco não assumiu qualquer uma das acusações, refutando os problemas cotados pelo presidente do INSS e disse que qualquer empresa está sujeita a desagradar alguns clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O que o trabalhador precisa para ter direito a aposentadoria especial? INSS emite comunicado hoje (24)
● INSS libera pagamento de mais de R$ 1 mil hoje (24) a milhares de aposentados e +4 saques em setembro
● Informe sobre aposentadoria chega com isenção para CLTs que ficaram sem pagar o INSS por um tempo
“A estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os Postos de Atendimento para realização de saques. Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque”, destacou.
“Banco Crefisa reitera que não praticou qualquer irregularidade e que vem cumprindo integralmente as cláusulas do contrato vigente, respeitando todos os critérios legais e contratuais estabelecidos, reforçando seu compromisso com a ética, a legalidade e a boa-fé contratual”, disse a instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar a situação da aposentadoria?
Você pode consultar o status do seu benefício por meio do portal Meu INSS ou pelo telefone 135. O sistema informa se houve bloqueio, suspensão ou cancelamento, além dos motivos relacionados. Além disso, aposentados devem acompanhar a situação regularmente para identificar qualquer problema a tempo.
Por fim, veja: Quais doenças não têm carência para auxílio? A lista oficial do INSS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE