Novas regras do PIX começam a valer no dia 1º de novembro e o que mudará está confirmado

Novas medidas que impactam o uso do PIX da forma como conhecemos, mudança passará a valer já em novembro e situação tem dado muito o que falar entre usuários
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Vai acabar?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo pela segurança
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

PIX é o método mais utilizado hoje em dia (Reprodução: Internet)

PIX passa por mudanças que afetam a segurança (Reprodução: Internet)
Exigências para os bancos
PIX Automático adiado para 2025
- O recurso permitirá a realização de pagamentos recorrentes de maneira automática, sem a necessidade de autenticação em cada transação.
- Ela se assemelha ao débito automático, mas sem as taxas associadas ao uso de cartões.
- Todos os bancos que tem o sistema PIX serão obrigados a usar essa ferramenta.
Cai no golpe do PIX, e agora?
Em casos de fraudes, os usuários podem contar com o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do BC, criado para auxiliar na recuperação de valores transferidos indevidamente:
- Ao identificar um golpe, o cliente deve entrar em contato com o banco, que avaliará a situação e, se comprovado o golpe, bloqueará os recursos na conta do recebedor.
- O processo de análise é concluído em até 7 dias, com a possibilidade de devolução do valor em até 96 horas, dependendo do caso.
Para mais informações sobre o PIX e Banco Central, clique aqui*
Conclusões finais:
Em suma, o BC está promovendo uma série de mudanças no sistema PIX, focando principalmente na segurança e na prevenção de fraudes.
Com limites de transação para dispositivos novos e obrigações mais rígidas para as instituições financeiras, o objetivo é proteger os usuários sem prejudicar a usabilidade do sistema.
Embora as medidas possam gerar apreensão inicial, elas visam fortalecer o sistema e garantir mais segurança para todos os usuários.
O PIX, portanto, não está chegando ao fim, mas evoluindo para se adaptar a um cenário mais seguro e eficiente.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.