Nubank faz comunicado sobre compras internacionais no cartão de crédito
Nesta terça-feira, 01, o Nubank emitiu um comunicado para clientes sobre uma nova taxa no cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio do site oficial, a fintech atualizou as informações sobre o que acontecerá com o cartão de crédito devido ao IOF.
Primeiramente, em maio de 2025, o Governo elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e deixou algumas operações financeiras mais caras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, no dia 27 de junho o Congresso Nacional derrubou de vez a medida. Agora, a dúvida que fica é: O IOF subiu ou não?.
O que é o IOF?
O IOF é um tributo federal cobrado em cima de algumas operações financeiras, como câmbio, operações de crédito – como empréstimos e financiamentos – seguros e na compra de venda de investimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o que poucos clientes do Nubank sabem é que IOF que você pagava até maio de 2025 é o que está valendo em julho.
Decisões do Governo Federal
No dia 23 de maio de 2025, por meio de um Decreto, o Governo aumentou o IOF para acrescer as receitas e se manter dentro da meta fiscal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, empresas, grandes investidores, instituições, organizações que representam setores da economia, deputados e senadores se mobilizaram contra a proposta.
Desse modo, o Ministério da Fazenda estudou alternativas para substituir o aumento do IOF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 11 de junho, o Governo publicou uma Medida Provisória que eleva o Imposto de Renda de investimentos de renda fixa e variável, dentre outras medidas.
Mesmo assim, o Congresso derrubou o aumento do IOF. No dia 27 de junho de 2025, o Governo restabeleceu os valores anteriores do IOF, de acordo com o portal Nubank.
Quais são as alíquotas do IOF no Nubank?
Para compras internacionais com cartões de crédito e débito internacional, os tributos são de 3,38% sobre o valor total da compra para 2025.
O IOF para compra e saque de moeda estrangeira em espécie volta a ser 1,1%.
Já no casso de remessa de recurso para conta do contribuinte brasileiro no exterior o valor é de 1,1%, enquanto na remessa de recurso para conta de terceiros no exterior é de 0,38%.
Para empréstimos externos de curto prazo o IOF é de 0% para operações com prazo inferior a 365 dias.
