REVIRAVOLTA: Novo aplicativo, que prometeu desbancar a Uber e 99, AGORA passa por essa situação

Novo aplicativo de mobilidade, que prometeu desbancar a Uber e 99, está passando por essa situação
Quando os aplicativos de corrida como a Uber e 99 se popularizaram no país logo viram uma verdadeira febre nacional!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque eles possibilitaram os cidadãos brasileiros a andar de carro pela cidade pagando bem menos do que chamando um táxi, inclusive a classe de taxistas se sentiram lesados pelos aplicativos na época.
Porém, uma concorrência, que chegou prometendo desbancar as duas plataformas citadas acima, mal começou e já está enfrentando sérios problemas que podem colocar sua permanência em risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativos como a Uber e 99 ganharam um concorrente que havia prometido desbanca-los em São Paulo (Foto Reprodução/Internet)

MobizapSP é o novo aplicativo de transporte individual criado pela Prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução/ Internet)

Porém o Mobizap coleciona reclamações nas plataformas e tem uma pontuação extremamente baixa (Foto Reprodução/Play Stote)
Em pouco tempo
Estamos falando do Mobizap, que teve o seu lançamento em março deste ano de 2023, pela Prefeitura de São Paulo. Seu objetivo era otimizar a experiências dos usuários, que na época estavam um tanto desgostosos com a Uber, 99 e outros aplicativos.
Porém, segundo o portal G1, em 3 meses de funcionamento, o aplicativo para transporte já acumula inúmeras reclamações entre os passageiros e relatos de falta de corridas entre os motoristas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A plataforma foi criada por meio de licitação e é atualmente gerida pelo Consórcio 3C.
Desde 22 de março, o aplicativo disponibiliza corridas com partida de dentro da capital paulista, mas que podem ter como destino outros municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram menos de 20 dias entre o lançamento oficial da plataforma, o cadastramento de usuários e o início de seu funcionamento: a viagem inaugural teve um vereador da capital, ex-motorista de aplicativo, como o primeiro cliente.
Na ocasião a prefeitura e as empresas responsáveis pelo app apostavam em dois fatores diferenciais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1-A taxa de 10,95%, cobrada dos motoristas para cada corrida, que é menor do que as descontadas por empresas privadas, como Uber e 99
2- Isenção da cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico, mantendo o valor padrão pago pelo passageiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contradição
Os responsáveis dizem receber avaliações positivas “todos os dias”. Porém, entre trabalhadores e usuários do serviço, a contradição se faz, pois o cenário na prática se mostra de outra forma.
As avaliações feitas por usuários são de problemas. Na Apple Store, há relatos de cobrança dupla em corridas, falta de carros e problemas para cadastrar o perfil
No Reclame Aqui, um passageiro alega ter sido cobrado por uma corrida que não aconteceu:
“Desde o dia 2 de maio estou em contato com a empresa Mobizap solicitando estorno de uma corrida não realizada e não recebi estorno. Como pode a empresa cobrar um valor de uma corrida, sendo que eu nem entrei no carro?” – Questionou ele
Quantos brasileiros se cadastraram no aplicativo?
Segundo o consórcio responsável pela plataforma, mais de 60,8 mil motoristas e 171,8 mil passageiros já se cadastraram no Mobizap.
De acordo com apurações feitas pelo TV Foco, na Google Play a sua nota está extremamente baixa, em 1,8 de pontuação, e as reclamações só crescem,
Se não mudar esse cenário é bem possível que essa plataforma caia de vez no esquecimento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.