Alerta de fim em pagamento: Novo decreto do Bolsa Família crava 5 atitudes para BLOQUEIO de benefício em abril

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, que tem como objetivo ajudar milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem a atualização cadastral, o benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos de acordo com informações do portal FDR.
SAIBA MAIS! Facão à solta no Bolsa Família: Decisão de Lula crava 2 viradas históricas e encerra benefícios em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja 5 atitudes que podem ocorrer o bloqueio:
- O cadastro não ter sido atualizado há mais de dois anos;
- A renda familiar maior do que o valor declarado;
- O número de integrantes da família está diferente do cadastrado;
- Menores cadastrados não estão frequentando a escola – requisito obrigatório;
- Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens;
As famílias que fazem parte do CadÚnico e que precisam realizar a atualização cadastral estão sendo notificadas através de mensagem no aplicativo de celular do Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Após receber a notificação, é necessário ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município em que você reside ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados.

PENTE FINO DO BOLSA FAMÍLIA?
Acontece que o Governo Federal também está realizando um pente-fino mais específico. Isso porque várias pessoas estão na fila aguardando a concessão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso significa que o Governo Federal estuda identificar possíveis irregularidades para dar oportunidades para quem está na fila e realmente precisa do benefício.
De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, os NIS com final 0, 9, 3, 5, 2, 7, 4, 6, 8 e 1 do Bolsa Família estão sendo abordados com uma visita domiciliar que será feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O público alvo são dos grupos 3, 5 e 6 do programa de transferência de renda. Porém, os demais também podem ser surpreendidos com a visita.
O objetivo é averiguar que apenas as famílias que realmente precisam do benefício tenham acesso aos recursos. Caso seja identificado irregularidades, haverá corte no pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL É O CALENDÁRIO DE ABRIL?
Os pagamentos do mês de abril iniciaram no dia 17 e se estendem até o dia 30, organizados de acordo com o dígito final do NIS.
Essa estruturação ajuda as famílias a planejar melhor suas despesas e a manter a estabilidade financeira ao longo do mês.
- Beneficiários com NIS final 1: pagamento em 17 de abril;
- Beneficiários com NIS final 2: pagamento em 18 de abril;
- Beneficiários com NIS final 3: pagamento em 19 de abril;
- Beneficiários com NIS final 4: pagamento em 20 de abril;
- Beneficiários com NIS final 5: pagamento em 23 de abril;
- Beneficiários com NIS final 6: pagamento em 24 de abril;
- Beneficiários com NIS final 7: pagamento em 25 de abril;
- Beneficiários com NIS final 8: pagamento em 26 de abril;
- Beneficiários com NIS final 9: pagamento em 27 de abril;
- Beneficiários com NIS final 0: pagamento em 30 de abril;
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. [email protected]