Lula ciente: Novo decreto do INSS baixa suspensão que atinge o salário dos 60+ em 2025

Decreto do INSS chega com suspensão crucial e salário dos idosos 60+ é atingido em cheio em 2025
Um verdadeiro escândalo de descontos indevidos vem sendo um dos principais assuntos envolvendo o INSS. Ademais, a situação envolve bilhões e vem ganhando forma a cada dia, desde a última quarta-feira (23) de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, um novo decreto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chega com suspensão e atinge em cheio o salário dos idosos 60+ neste ano de 2025 e o presidente Lula (PT) está ciente. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes.
Decreto do INSS
Em suma, a grande realidade é que o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques, comunicou na quinta (24) a decisão do governo de suspender todos os descontos mensais de associações e sindicatos nas folhas de pagamento dos beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a decisão se trata de um desdobramento da operação Sem Descontos, deflagrada na quarta (23) pela CGU e Polícia Federal. O intuito da operação é apurar a cobrança indevida de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionista entre os anos de 2019 e 2024.
Para o ministro Vinicius Marques, a suspensão de todos os acordos vigentes chega como uma forma de reorganizar um novo marco legal para convênios entre o INSS e entidades da sociedade civil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Aposentados atingidos em cheio
Ademais, o decreto atinge o salário dos aposentados em cheio, visto que diante da suspensão, os recursos que iriam para entidades associativas no mês de maio, devem ser restituídos aos aposentados.
“Então, esses recursos descontados em maio dos aposentados não irão para as associações. Esses recursos vão ser retidos e, na próxima folha de pagamento, serão restituídos aos aposentados”, explicou o ministro da CGU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, de acordo com Débora Santana, diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, o órgão elaborará um plano para devolução dos valores cobrados indevidamente. “Nós traremos, oportunamente, um plano onde serão tratadas todas as informações para, em seguida, em força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos descontos irregularmente descontados dos nossos segurados”, disse.

Considerações finais
- O INSS enfrenta escândalo de descontos indevidos que envolve bilhões de reais;
- Assim, um novo decreto suspende descontos mensais de associações e sindicatos nos pagamentos de beneficiários;
- A medida atinge diretamente aposentados acima de 60 anos em 2025;
- Ademais, a decisão resulta da Operação Sem Descontos, deflagrada pela CGU e Polícia Federal;
- Vale dizer que, o objetivo é apurar cobranças indevidas de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024;
- Em síntese, o INSS reterá os valores descontados em maio e os devolverá aos aposentados na próxima folha.
Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os benefícios que o INSS oferece?
Em suma, o INSS oferece uma variedade de benefícios previdenciários, incluindo aposentadorias, pensões, auxílios, benefícios assistenciais e salário-maternidade. Eles visam proteger a renda dos segurados e seus familiares em situações como velhice, doença, acidente de trabalho, morte, maternidade e reclusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br