INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) traz novo documento obrigatório para todos que desejam acessar benefício e confirma data para passar a valer oficialmente
Em 2025, o Governo Federal lançou oficialmente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Espera-se que até 2028, todos tenham ela, afinal, será crucial para a solicitação de benefícios como o do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem quiser acessar os auxílios do órgão, precisará necessariamente ter a CIN. Mas, calma que essa implementação será gradual e todos vão ter tempo para se adequar. Quem já conseguir ir fazendo, será excelente.
Além disso, segundo informações do próprio INSS, a partir de 1° de janeiro de 2028, a CIN será obrigatória para a concessão de benefício. Até lá, os beneficiários vão ter que ir solicitando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o cronograma que o INSS seguirá?
Além disso, vale a pena saber como funcionará as datas do INSS. Dessa maneira, abaixo listamos como funcionará o cronograma de implementação desse documento obrigatório:
- Desde 21 de novembro de 2025: novos pedidos de benefícios passam a exigir biometria, aceitando CIN, CNH ou Título de Eleitor com dados biométricos.
- Até 30 de abril de 2026: alguns benefícios ainda podem ser concedidos sem biometria, como salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte.
- A partir de 1º de maio de 2026: quem não tiver biometria em nenhum documento terá de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional para solicitar qualquer benefício.
- A partir de 1º de janeiro de 2028: apenas a CIN será aceita como documento de identificação com biometria para pedidos e manutenção de benefícios.
Qual o calendário de pagamentos do INSS?
Além disso, o ano está se encerrando e antes dele chegar ao fim, o INSS já está a todo vapor com os seus pagamentos. Sendo assim, confira o calendário abaixo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até um salário mínimo:
- Cartão final 1: pagamento em 22/12
- Cartão final 2: pagamento em 23/12
- Cartão final 3: pagamento em 26/12
- Cartão final 4: pagamento em 29/12
- Cartão final 5: pagamento em 30/12
- Cartão final 6: pagamento em 2/1
- Cartão final 7: pagamento em 5/1
- Cartão final 8: pagamento em 6/1
- Cartão final 9: pagamento em 7/1
- Cartão final 0: pagamento em 8/1
Acima de um salário mínimo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cartão final 1 e 6: pagamento em 2/1
- Cartão final 2 e 7: pagamento em 5/1
- Cartão final 3 e 8: pagamento em 6/1
- Cartão final 4 e 9: pagamento em 7/1
- Cartão final 5 e 0: pagamento em 8/1
ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA DO INSS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
