Novo período de férias e adicional garantido no salário: Lei trabalhista traz 2 motivos para CLTs celebrarem

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/12/2024 20h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei trabalhista traz 2 motivos para CLTs celebrarem - Foto: Montagem

Excelente notícia! CLTs recebem duas vitórias e possuem motivos de sobra para festejar; confira os detalhes

Trabalhadores CLTs são aqueles que possuem carteira assinada e são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Essa, por sua vez, garante uma série de benefícios para aqueles que realmente portam dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, os trabalhadores precisam estar atentos e saberem realmente quais são as normas a serem seguidas e seus reais direitos. Pensando nisso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Pontotel, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.

Em suma, iremos falar de dois motivos para os CLTs celebrarem, sendo eles o novo período de férias e adicional garantido no salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo período de férias

Em suma, uma realidade que muitos trabalhadores não imaginam é que, a Reforma Trabalhista no Art. 134, agora possibilita dividir as férias em até três períodos, exigindo que pelo menos um deles possua 14 dias consecutivos e que os outros não sejam inferiores a 5 dias consecutivos.

Ademais, o período de descanso de 30 dias pode ser negociado com o empregador e quebrado nas etapas da forma especificada acima. O colaborador não possui a opção de recusar as férias, mas pode discutir o assunto diretamente com o empregador.

20 dias de folga além de férias: Lei em vigor garante vitória a CLTs (Foto: Reprodução/ Internet)
Novo período de férias a CLTs (Foto: Reprodução/ Internet)

Adicional no salário

Em suma, os CLTs que trabalham em cargos que exigem uma jornada entre 22h e 5h do dia seguinte, possuem direito ao adicional noturno. O extra corresponde a um valor 20% acima ao da hora normal, sendo somado em seguida ao salário.

Na lista dos trabalhadores que podem receber, podemos citar os porteiros, vigilantes, médicos, policiais, bombeiros e outros, caso atuem de carteira assinada. Ademais, o art. 73 da CLT traz os detalhes do adicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.”, diz a lei.

Assim, os trabalhadores que atuam de forma noturna podem comemorar a vantagem de receber um adicional pelo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Adicional garantido no salário dos CLTs (Foto Reprodução/Internet)

Considerações finais

  • Os trabalhadores CLTs estão em festa com 2 vitórias;
  • Ademais, o primeiro motivo para comemorar se trata do novo período de férias;
  • Além disso, ainda existe o adicional noturno que chega como um presente.

Confira mais notícias sobre os CLTs CLICANDO AQUI.

O que é ser um CLT?

Essa nomenclatura nada mais é do que uma forma de definir que aquele trabalhador está respaldado pela legislação e possui carteira assinada. Dessa maneira, quando escutar que alguém trabalha sobre o regime CLT, nada mais é do que o trabalhador que possui todos os seus direitos estipulados dentro da lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.