Idosos 60+ e aposentados do INSS aflitos: Novo Pix de aproximação pode pagar só de chegar perto?

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/11/2024 19h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novo Pix de aproximação pode pagar só de chegar perto? (Foto: Reprodução/ Internet)

O novo Pix por aproximação chegou com muitas dúvidas, principalmente para os idosos 60+ e aposentados; entenda tudo sobre a novidade

O Pix por aproximação acaba de ser apresentado e a novidade no meio de pagamento acabou gerando insegurança nos idosos 60+ e aposentados do INSS. Dessa forma, iremos detalhar a novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações divulgadas pelo portal ‘FDR’, e apurações do TV FOCO, em breve os brasileiros poderão contar com a nova funcionalidade de aproximação no Pix.

Anunciado nesta segunda-feira (04) pelo Banco Central, o Pix por aproximação já funciona para os clientes PicPay e C6, e nas próximas semanas, para os clientes do Itaú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacando que, o lançamento oficial e de forma ampla, está programado para 28 de fevereiro de 2025. Apesar do importante avanço, muitas pessoas têm dúvidas sobre a novidade, principalmente os idosos.

Como vai funcionar o Pix por aproximação?

  • O pagamento será efetuado via NFC (Near Field Communication);
  • Dessa forma, apenas os smartphones com essa funcionalidade poderão utilizar a nova ferramenta;
  • Além disso, segundo o Banco Central, inicialmente a novidade está prevista apenas para smartphones Android;
  • Assim, o usuário só precisará aproximar o celular da maquininha e confirmar o pagamento por meio de biometria;
  • O Pix por aproximação ocorre por meio do chamado open finance;
  • Sendo assim, o pagamento pode ser realizado sem que o usuário abra o aplicativo do banco.

Mas, só de chegar perto o pagamento o Pix vai pegar?

Esse é o maior medo dos idosos e aposentados do INSS que não compreendem muito bem as novas tecnologias. No entanto, a resposta é não.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como explicamos no tópico acima, para efetuar o pagamento o usuário do Pix precisará primeiramente estar com a NFC ativa no smartphone, sendo assim, ainda precisará confirmar por meio da biometria.

Além disso, é imprescindível o cadastro do usuário na carteira do Google, precisando liberar o acesso da ferramenta sempre que for realizar os pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo um processo bastante parecido com os pagamentos realizados com os cartões de crédito e débito pela carteira digital. Dessa forma, sendo mais uma forma prática para realizar os pagamentos.

Considerações finais

Resumindo, o Banco Central está para lançar amplamente o Pix por aproximação. Processo esse que facilitará bastante na forma de pagamento. Porém, idosos ficaram receosos com a novidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o processo ocorre de forma segura, onde necessita da confirmação do pagamento por meio de biometria, além de estar com a NFC ativa e a carteira desbloqueada.

Veja também mais uma matéria sobre novidades no Pix CLICANDO NESTE LINK.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.