Jornal da Globo confirma novo salário mínimo de R$ 1804 a milhares de CLTs em 2025
O salário mínimo é o valor mais baixo de pagamento que os empregadores podem legalmente pagar aos seus colaboradores
Jornal da Globo confirma novo salário mínimo de R$ 1804 a milhares de CLTs em 2025, ou seja, deixando grupos de trabalhadores em festa.
O piso nacional, fixado pelo presidente Lula para 2025 é de R$ 1518 reais. Porém, existe o salário mínimo regional.
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em leis, detalha agora novo salário mínimo.
Quem noticiou essa novidade foi o portal G1, jornal do Grupo Globo. Ocorre que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas sancionou a lei que aumenta o salário mínimo paulista para R$ 1.804.
Impacto estimado é de R$ 230 milhões por ano aos cofres públicos. Servidores também terão reajuste com o mesmo percentual.
É importante destacar que o novo valor representa um acréscimo de 10% em comparação com o piso atual, de R$ 1.640, cravado em 2024.
Leia também
Além disso, é 18,84% maior que mínimo nacional, fixado hoje em R$ 1.518. Desde 2022, a ascensão do piso estadual é de 40,5%.
AFINAL, QUAIS GRUPOS DE CLTs SERÃO BENEFICIADOS COM O NOVO SALÁRIO MÍNIMO EM SP?
Sendo assim, a gestão diz que se trata da terceira vez consecutiva que o reajuste do valor regional proposto para o piso paulista é maior que a inflação acumulada no período.
Desse modo, a Assembleia Legislativa de Estado (Alesp) incluiu os cuidadores de pessoas com deficiência entre as categorias abrangidas pelo mínimo estadual.
Além disso, a Alesp unificou o valor pago a cerca de 70 classes profissionais. O piso de R$ 1.804 deve beneficiar várias categorias profissionais, incluindo:
- Trabalhadores domésticos;
- Cuidadores;
- Operários da construção civil;
- Profissionais do comércio;
- Serviços administrativos;
- Trabalhadores da agricultura e pesca;
- Operadores de máquinas;
- Profissionais de limpeza;
- Segurança;
- Transporte;
- Serviços de turismo;
- Técnicos e supervisores industriais;
JÁ ESTÁ EM VIGOR?
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (3). Sendo assim, ele já está em vigor.
O objetivo de ter um salário mínimo regional é aumentar o poder de compra dos trabalhadores da base da pirâmide em um estado em que o custo de vida é mais alto do que no restante da União.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Aprovado na Alesp, novo valor do piso regional, de R$ 1.804, é sancionado e vira lei.
- Este é um valor estabelecido por lei, que define um piso salarial extra ao salário mínimo nacional.
- Desse modo, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 18.153/2025, que reajusta o valor do Salário Mínimo Paulista.
"Desse modo, veja matéria com novo valor do salário mínimo anunciado no SBT ainda em 2025".
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br