Cuidado: Novo vírus do PIX ataca transferência de vítimas e gera pânico; saiba como evitá-lo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Novo vírus do PIX ataca transferência de vítimas (Foto: Reprodução/ Internet)

Novo vírus do PIX ataca transferência bancárias do público, gerando pânico

Cada dia mais o público brasileiro tem aderido ao PIX, afinal, ele é bem rápido e fácil de ser usado para as transferências bancárias. Porém, um vírus chamado de ‘BrasDex’, descoberto por alguns pesquisadores de cibersegurança no fim do ano de 2022, é a mais nova preocupação de alguns usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso, esse novo vírus, que se instala em celulares e tem atacado clientes dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Ele intercepta as transferências via Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras, fazendo com que o usuário clique em links ou mensagens suspeitas, conseguindo alterar quem vai receber o dinheiro e até mesmo o valor enviado.

O BrasDex foi descoberto pela empresa de cibersegurança, Threat Fabric em dezembro do ano passado, quando já havia atacado mais de mil pessoas, gerando prejuízos de milhares de reais. O malware (um tipo de vírus), não explora nenhuma falha no pix ou dos aplicativos das empresas em si, mas sim erros do próprio usuário, que no caso, autoriza a instalação do vírus voluntariamente e dá acesso ao aparelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vírus ‘Malware’ ataca pix (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Durante uma entrevista à revista ‘Veja’, Cláudio Dodt, especialista em cibersegurança e sócio da Daryus Consultoria, explicou um pouco mais sobre a situação do vírus em relação ao Pix e do aplicativo do banco.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O malware não está no aplicativo do banco ou no ambiente do Pix, ele se instala no smartphone e cria uma máscara. Você acha que está fazendo um pix para um parente, por exemplo, mas por trás da tela, o cibercriminoso consegue mudar o destinatário e o valor”

ANÚNCIO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS 

Em nota, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), esclareceu que os aplicativos dos bancos possuem alta segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não há registros de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há obrigatoriedade do uso de senha pessoal do cliente”, disse a nota.

COMO EVITAR?

Por fim, a federação ainda recomenda que os clientes descartem mensagens enviadas supostamente por bancos solicitando que seja feita a instalação de aplicativos ou manutenções, para evitar qualquer tipo de problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771

Sair da versão mobile