Novo golpe aterroriza usuários do Pix
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os bandidos estão cada vez mais ousados ao aplicar o golpe. Desde que o Pix foi criado pelo Banco Central, o novo alvo dos criminosos tem sido justamente essa ferramenta. Aliás, um novo vírus vem causando o terror dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque um criminosos desenvolveram um novo malware (um tipo de vírus), que se instala em celulares Android, tem atacado clientes dos principais bancos brasileiros, como Bradesco, Caixa, Itaú e Nubank. Ele acaba interceptando as transferências de Pix feitas pelos aplicativos das instituições financeiras.
O BrasDex, nome do vírus, foi descoberto pela empresa de cibersegurança Threat Fabric em dezembro. Na época, várias pessoas já tinha sido vítimas do novo golpe do Pix e tinham perdido muito dinheiro com a situação caótica. Logo abaixo iremos explicar em detalhes o funcionamento deste novo malware.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vírus do Pix aterroriza brasileiros (Foto: Reprodução/Governo Federal)
Ele não explora nenhuma falha do Pix ou dos aplicativos das empresas, mas sim erros do próprio usuário. Os clientes dos bancos são os responsáveis por autorizar a instalação do vírus voluntariamente e dá total acesso ao aparelho celular. Dessa forma, o vírus invade a segurança do sistema operacional Android.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o vírus funciona?
O malware fica “adormecido” no celular infectado, esperando a vítima abrir o aplicativo do banco. Quando isso ocorre, o BrasDex lê as informações do aplicativo, como saldo e número da conta, e aguarda por uma transferência. Se a pessoa for fazer um Pix, o vírus entra em ação e coloca uma tela por cima do app do banco.
A tela é muito parecida com a verdadeira, enquanto altera os dados da transação. Se a pessoa digitar a sua senha para concluir o Pix, o dinheiro irá direto para o golpista. Diante desse novo golpe do mercado, os clientes precisam ficar ainda mais atento antes de aceitar baixar qualquer aplicativo no celular pra não correr riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado sobre o PIX é emitido (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE