Nubank é obrigado a emitir comunicado diante de cancelamento relâmpago de cartões

Nubank se manifesta após cliente denunciar bloqueio repentino de cartão; Veja as causas, resposta oficial e como agir em casos semelhantes
Nas últimas 24 horas, o Nubank precisou lidar com uma enxurrada de críticas nas redes sociais após o cancelamento relâmpago de cartões de crédito de alguns clientes. Diante disso, a fintech foi obrigada a se manifestar publicamente, principalmente após o caso da usuária chamar a atenção por meio do Instagram.
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De acordo com a cliente, o banco bloqueou seu cartão no momento em que ela precisava fazer exames médicos agendados. Porém, o Nubank respondeu prontamente, através da mesma rede social.
Inicialmente, a fintech recomendou o contato com a central de atendimento pelos telefones:
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- 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 591 2117 (demais localidades).
Em seguida, a fintech informou que enviou orientações por e-mail logo após o bloqueio e pediu que a cliente seguisse as instruções contidas na mensagem, destacando que o retorno deveria ocorrer diretamente por esse mesmo canal.
O banco não chegou a dar detalhes públicos sobre o motivo do bloqueio, limitando-se apenas aos comentários nas redes sociais, entretanto o espaço segue em aberto.
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Lembrando que, em casos semelhantes, alguns bancos costumam agir com base em critérios automatizados de segurança, como:
- Movimentações incomuns;
- Suspeita de fraude – mesmo que não confirmada.
Em situações como essa, clientes impactados enfrentam dificuldade imediata de acesso ao crédito, além de frustração por falta de transparência na comunicação.
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Mas existem algumas medidas que os próprios clientes podem adotar para tentar resolver a situação com mais rapidez:
- Verificar o e-mail cadastrado no aplicativo: O Nubank costuma enviar detalhes importantes por e-mail logo após ações como bloqueio ou suspensão de cartão.
- Entrar em contato diretamente com o atendimento: O cliente pode acionar o suporte por telefone, chat ou e-mail.
- Atualizar o aplicativo: Versões desatualizadas podem interferir no funcionamento de cartões virtuais e no recebimento de notificações.
- Checar movimentações recentes: Mesmo que o cliente não tenha realizado compras, o sistema pode ter identificado tentativa suspeita de transação, o que aciona protocolos automáticos de bloqueio.
- Solicitar reanálise ou desbloqueio manual: Por fim, após o contato com o atendimento, é possível pedir uma reavaliação do caso, com prazo de resposta geralmente entre 24 e 48 horas.
Qual é a reputação do Nubank entre clientes brasileiros?
De acordo com o Reclame AQUI, o Nubank mantém nota média de 8,5 (de 10), com mais de 99% das reclamações respondidas.
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A fintech é classificada como “ótima” pela plataforma e possui índice de solução superior a 90%.
Apesar dos episódios isolados, como o relatado pela usuária através do Instagram, a empresa mantém alto grau de satisfação geral entre os consumidores.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.