Ricardo Nunes em alerta: Lei dos semáforos crava proibição no trânsito de SP e atinge idosos 60+

O prefeito Ricardo Nunes fica em alerta com lei dos semáforos e o tempo de travessia da população idosa na cidade de São Paulo! Confira agora os detalhes
Lei dos semáforos amplia o tempo de travessia na cidade de São Paulo e Ricardo Nunes fica em alerta para realizar ajustes que se adequem às necessidades do povo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo um estudo do Instituto Corrida Amiga, o tempo dos semáforos para a travessia de pedestres na cidade de SP não é o suficiente,
A pesquisa analisou os temos semafóricos em 170 travessias de 21 cidades em 6 estados, e concluiu que o tempo médio de espera do pedestre é de 2 minutos e 11 segundos e o de travessia é de 7 segundos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a análise chamou a atenção de muitos cidadãos, já que na capital paulista foi registrado uma dificuldade por parte da população, que precisa esperar mais de 4 minutos para o semáforo abrir e têm apenas 6 segundos para atravessar a via.
Essa situação é preocupante, especialmente para idosos, que podem não conseguir completar a travessia nesse curto intervalo, aumentando o risco de acidentes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo a matéria do G1, essa problemática não é exclusiva dessa região. Em outras áreas de São Paulo, registraram tempos de espera de até oito minutos para uma travessia de apenas dez segundos.
Contudo, a gestão municipal já tomou algumas medidas para melhorar essa situação. Em 2018, a Prefeitura aumentou 20% o tempo de semáforo para pedestres em 12 vias da cidade, como parte das ações da Semana da Mobilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esses ajustes ainda não são suficientes para garantir a segurança de todos os pedestres, especialmente os mais vulneráveis.
Sendo assim, o atual prefeito Ricardo Nunes terá que revisar os tempos semafóricos, levando em consideração a velocidade média de caminhada de diferentes grupos e o fluxo de pedestres em cada região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusões finais
Em conclusão, para garantir a segurança dos pedestres, a Prefeitura de São Paulo precisa ampliar e revisar os tempos semafóricos, priorizando a acessibilidade e reduzindo os riscos de atropelamento.
Desse modo, Ricardo Nunes deve agir com urgência para adaptar os semáforos às necessidades da população, especialmente dos mais vulneráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, ajustes eficazes podem tornar a cidade mais segura e inclusiva, garantindo o direito de todos a uma travessia segura e sem pressa.

Quais são as leis dos semáforos?
A legislação dos semáforos está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Suas regras incluem:
- Avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH
Além disso, o Projeto de Lei 3048/24 determina que cidades com mais de 150 mil habitantes implementem semáforos inteligentes, que utilizam tecnologia para monitorar e otimizar o fluxo de trânsito em tempo real.
Veja mais matérias sobre as Leis de Trânsito!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.