Nutricionista ensina chá potente para eliminar a gordura do fígado

Chá super recomendado por uma nutricionista auxilia a eliminar a gordura do fígado e traz mais saúde na rotina
Muitos não sabem, mas de acordo com as recomendações da nutricionista Tatiana Zanin, existe um chá potente capaz de auxiliar na eliminação da gordura do fígado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O protagonista dessa receita é a alcachofra, uma planta rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que vêm ganhando destaque por seu papel na proteção hepática.
Porém, antes de desenvolvermos a matéria, é bom deixar claro que este chá não substitui nenhum tratamento médico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, ele atua como um apoio complementar — e sempre deve ser utilizado com orientação profissional.
Sendo assim, a partir dessas recomendações através do portal Tua Saúde, a equipe do TV Foco, especializada em saúde e bem-estar, traz mais detalhes desses benefícios.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para que serve o chá de alcachofra?
A alcachofra contém substâncias como cinarina, luteolina e ácido clorogênico, que combatem os radicais livres e beneficiam várias funções do organismo.
Veja como ele pode ajudar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1. Ajuda a eliminar gordura do fígado: Seus compostos antioxidantes protegem as células hepáticas, reduzem inflamações e estimulam a produção de bile — um mecanismo essencial para a digestão de gorduras. Com isso, o chá de alcachofra pode auxiliar no tratamento da esteatose hepática, desde que com acompanhamento médico.
- 2. Melhora a digestão: O chá estimula a função hepática, favorecendo a digestão de alimentos ricos em gordura e aliviando a sensação de peso no estômago após as refeições.
- 3. Reduz o colesterol “ruim”: Além disso, por ser rico em flavonoides, ele ajuda a inibir a oxidação de gorduras no sangue, o que contribui para a redução dos níveis de LDL (colesterol “ruim”) e prevenção de doenças cardiovasculares.

- 4. Previne a pressão alta: Os compostos antioxidantes presentes na alcachofra melhoram a saúde das artérias e facilitam a circulação sanguínea, atuando na prevenção da hipertensão.
- 5. Contribui na prevenção da diabetes: Ao proteger o pâncreas e regular a produção de insulina, o chá ajuda a manter a glicemia sob controle, colaborando na prevenção da resistência à insulina.
- 6. Combate o envelhecimento precoce: Os antioxidantes da alcachofra ajudam a neutralizar os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e melhorando a aparência da pele.
- 7. Auxilia na perda de peso: Por fim, com leve efeito diurético, o chá favorece a eliminação de líquidos e o controle da saciedade, embora ainda faltem evidências conclusivas sobre seu impacto direto no emagrecimento.
Cuidados e contraindicações
O chá de alcachofra não deve ser consumido por grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com doenças hepáticas graves, como hepatite ou câncer no fígado.
Também é contraindicado para quem usa anticoagulantes, diuréticos ou tem pedras na vesícula. Alérgicos à família das Asteraceae (como margarida, dente-de-leão e girassol) devem evitar o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como preparar o chá de alcachofra
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá (5 a 6 g) de folhas secas de alcachofra.
Modo de preparo: Ferva a água, desligue o fogo e acrescente as folhas. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber. Pode-se consumir até 4 xícaras por dia, de preferência antes das refeições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão:
Em suma, um bom chá de alcachofra pode ser um aliado no cuidado com o fígado e na digestão. Rico em compostos naturais, ele apoia o equilíbrio do organismo.
Além disso, ele não deve ser usado como substituto de tratamentos médicos. Seu uso precisa de orientação profissional, especialmente em casos clínicos.
Mas para saber mais sobre outros chás, clique aqui*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.