Dívidas de R$1B: O adeus de 35 lojas de supermercado tradicional em BH e mineiros aos prantos

Supermercado tradicional anunciou o fechamento de 343 lojas no Brasil, incluindo 40 em MG sendo 35 em BH, após acumular dívidas de R$ 1,1 bilhão e pedir recuperação judicial; Veja a sua situação atual
Em meio à retração do consumo, à escalada dos custos logísticos e ao domínio dos atacarejos, uma das redes de supermercados, das mais tradicionais do país, atravessou, nos últimos dois anos, uma das viradas mais radicais do varejo nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, de um império com centenas de lojas espalhadas pelo Brasil, viu-se obrigada a encolher drasticamente, encerrar atividades de dezenas de unidades e reconstruir sua identidade a partir do zero.
Trata-se do Dia Supermercados, que em 2024 ficou por um triz, chegou a pedir até por sua recuperação judicial de R$ 1,1 bilhão (cerca de US$ 1 bilhão) e encerrou 343 lojas fora do estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, 40 unidades em Minas Gerais, sendo 35 apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixando milhares de mineiros aos prantos.
Esse movimento marcou o fim de uma era para a varejista que, desde 2001, havia apostado no modelo de proximidade e preços baixos para competir com gigantes nacionais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sendo assim, com base no portal Valor Econômico, Itatiaia e Folha de S.Paulo, trazemos abaixo os processos dessa reestruturação e como a rede se encontra em 2025.
Março de 2024 – Recuperação judicial e retração nacional
O pedido de recuperação judicial, protocolado em 21 de março de 2024, expôs a dimensão da crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dia reconheceu dívidas superiores a R$ 1,1 bilhão e anunciou o fechamento de 343 lojas e três centros de distribuição. – Veja aqui*.
Apenas 244 unidades paulistas permaneceram operando, parte de um plano de sobrevivência baseado em eficiência e corte de custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os fatores que precipitaram o colapso estavam:
- O avanço dos atacarejos;
- A inflação dos alimentos;
- A compressão das margens de lucro.
O formato enxuto, antes diferencial da marca, tornou-se insuficiente para sustentar o crescimento.
Impacto em Minas Gerais:
Conforme citamos acima, a retração atingiu em cheio Minas Gerais, onde o grupo anunciou o fechamento total das operações.
De acordo com informações divulgadas em 15 de março de 2024, aproximadamente 35 unidades do Supermercado Dia encerraram atividades na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo uma média de 40 em todo o estado.
Em suma, a rede mantinha presença em sete cidades mineiras:
- Belo Horizonte;
- Betim;
- Carmópolis de Minas;
- Carmo do Cajuru;
- Congonhas;
- Itabirito;
- Oliveira.
O grupo justificou a decisão como parte de uma estratégia global de foco logístico em São Paulo:
“Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o Grupo na Espanha e na Argentina” – Afirmou a rede na época.
O encerramento encerrou mais de duas décadas de atuação do Dia em Minas, onde as lojas de bairro da rede haviam se tornado um símbolo de conveniência para o público popular.
Maio de 2024 – Venda simbólica e mudança de controle
Dois meses depois, em maio de 2024, a matriz espanhola DIA Group vendeu o controle da operação brasileira à gestora MAM Asset Management, ligada ao Banco Master, por 100 euros.
Entretanto, antes da transferência, a controladora injetou 39 milhões de euros em capital para garantir a continuidade da rede.
A venda encerrou a presença direta da empresa espanhola no mercado brasileiro, parte de um redesenho global voltado para os mercados da Espanha e Argentina, que se mostraram mais rentáveis.
Um novo ciclo em São Paulo
Sob comando da nova administração, o Dia Brasil passou por uma reestruturação profunda.
A empresa investiu R$ 20 milhões em melhorias operacionais e lançou um formato de loja menor e mais eficiente, o chamado “atacadinho de bairro”.
As reformas incluíram:
- Fachadas remodeladas;
- Gôndolas reordenadas;
- Iluminação mais moderna;
- Abastecimento centralizado em Osasco (SP).
A marca própria “Melhor a Cada Dia”, com mais de mil itens, e o programa de fidelidade Clube Dia tornaram-se os pilares da nova estratégia.
O CEO Fábio Farina definiu o novo posicionamento da empresa: “Montamos um Dia menor, mas mais eficiente. Queremos estar mais próximos, com frescor, economia e atendimento de qualidade.”
No delivery!
Um ano após a reestruturação, a rede deu mais um passo estratégico. Em 26 de maio de 2025, o Dia Supermercado voltou a operar no iFood, com uma loja exclusiva de delivery na zona sul de São Paulo.
A unidade, localizada em Santo Amaro, atende inicialmente um raio de 8 a 10 quilômetros, cobrindo mais de 120 bairros.
A iniciativa faz parte do plano de expansão dos canais digitais e da ampliação da presença em áreas urbanas densas.
Segundo Fábio Farina, o objetivo é reforçar a vocação da marca para a conveniência:
“O Dia é proximidade. Estar no dia a dia das pessoas, facilitando a rotina, é o que nos move. O delivery amplia esse compromisso, levando praticidade e economia até a casa do cliente.”
Como está o Supermercado O Dia em 2025?
De acordo com o Valor Econômico, ainda no fim de 2024, o Cade aprovou a entrada do fundo Arila, liderado por Nelson Tanure, como novo controlador do Dia Brasil.
Ademais, a expectativa é de que o plano de recuperação judicial seja concluído até o fim de 2025, consolidando a virada após um dos períodos mais turbulentos da história da rede.
Inclusive algumas lojas na capital de São Paulo e até mesmo no estado foram reinauguradas e reformuladas de acordo com esse novo modelo, como a:
- Loja Humberto I, na Vila Mariana – Setembro;
- Loja em Iguape – SP – Setembro;
- Loja em Piracaia – SP – Novembro; – Conforme podem ver por aqui*.
Com a volta ao delivery e o reforço do modelo de lojas compactas, o Dia tenta reconquistar a confiança do consumidor e recuperar a rentabilidade perdida.
Por fim, a aposta do momento é clara: menos volume, mais eficiência e proximidade.
Entretanto vale destacar que, não foram encontradas informações sobre a retomada da rede nas regiões mineiras mencionadas, mas, o espaço segue em aberto caso a mesma queira se posicionar quanto a isso.
A mesma essência que, no início dos anos 2000, transformou o Dia em uma das marcas mais conhecidas do varejo brasileiro.
Mas, para saber mais casos parecidos, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

