Passa-se o ponto: O adeus de mercado tradicional após décadas para dar lugar a outro gigante

O adeus de mercado tradicional
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos mais ricos de todo o Brasil. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre o adeus de um mercado tradicional para dar lugar a outro. A mudança deixou a população completamente surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito de uma transição que aconteceu num mesmo grupo. A transição de mercado ocorreu no Grupo Sonda. De acordo com informações de uma matéria do portal Giro News, de 2018, em outubro daquele ano o município de Guarulhos (SP), recebeu um Sonda Supermercados.
A loja do Grupo Sonda substituiu a Cobal Supermercados, rede integrante do mesmo grupo, que está presente no bairro Vila Galvão. O PDV tem 1.500m² de área de vendas e estacionamento com 100 vagas gratuitas. Para a troca de mercado, houve investimentos e uma série de reformas acabaram sendo programadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as mudanças realizadas, podemos citar layout interno e fachada, modernização da iluminação, revitalização do piso e troca dos forros. Além disso, o setor da peixaria foi remodelado e todos os carrinhos e checkouts trocados. A loja também ampliou o mix de produtos de todos os setores.

Grupo Sonda trocou a bandeira de mercado em Guarulhos (Foto: Reprodução/ Internet)
Qual grupo o Carrefour comprou?
O Carrefour surpreendeu ao fazer uma surpreendente aquisição. A empresa conseguiu estourar os próprios cofres em 2021, segundo o portal Exame, ao comprar seu próprio concorrente, a rede BIG. Dessa forma, o Carrefour ampliou ainda mais sua presença no Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Eles garantiram quase mais 400 lojas espalhadas por todo o país. Contudo, o investimento foi de muito valor. A compra foi anunciada no valor de 7,5 bilhões de reais. Na ocasião, do anúncio, uma entrevista coletiva chegou a ser feita para dar ainda maiores detalhes das negociações.
Os representantes do Carrefour no Brasil falaram sobre a aquisição do grupo BIG, que controla marcas como BIG, Super Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club. De acordo com a empresa, o montante de 7,5 bilhões de reais está longe da média do mercado para o varejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercado Big passou por integração ao Carrefour (Foto: Reprodução/Valor Econômico)
“Estamos comprando quase 400 lojas. Dentro disso, tem lojas grandes, edifícios, supermercados. Nós achamos um preço muito bom, muito atrativo”, explica Noël Prioux, presidente do Carrefour no Brasil. Apesar de terem considerado um negócio vantajoso, o lucro demorará entrar.
Na época, segundo o portal Exame, o Carrefour disse que o lucro operacional da rede deve atingir 1,7 bilhão de reais três anos após a conclusão da operação. Contudo, a rede já espera enxergar os primeiros sinais de lucro ao final do processo. Vale lembrar que a compra só se encerrou em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br