“Além do controle da montadora”: O anúncio oficial da Chevrolet ao confirmar fim de serviço aclamado em carros

Chevrolet anunciou o fim de um dos seus serviços mais aclamados e essa é a situação
E a General Motors (GM), controladora da montadora Chevrolet, anunciou no inicio desse ano de 2023 o fim de um dos serviços mais aclamados por motoristas ofertadas por ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do uso das conexões Apple Car Play e Android Play. De acordo com o portal Motor 1 essa decisão foi tomada aos poucos e passou a ser colocada em prática em lançamentos recentes dos seus carros elétricos, como o Chevrolet Blazer EV.

General Motors, controladora da Chevrolet (Reprodução/Internet)
Os motivos
Em uma entrevista recente, um dos principais executivos do grupo explicou as razões que levaram à decisão e deu mais detalhes sobre a estratégia da empresa para conectividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tim Babbit, chefe de produto de entretenimento da GM, explicou que tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto têm apresentado falhas técnicas.
Segundo ele os problemas de estabilidade se manifestam por conexões ruins, renderização ruim, respostas lentas e conexões perdidas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

GM irá cancelar aos poucos o serviço de Android Auto e Apple Carplay (Foto Reprodução/Internet)
E quando o CarPlay e o Android Auto têm problemas, os motoristas pegam seus telefones novamente, tirando os olhos da estrada, o que anula totalmente o propósito desses programas de espelhamento.
Segundo ele: “Resolver esses problemas às vezes pode estar além do controle da montadora”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o serviço de Car Play e Android Play será substituído por outro?
Ainda de acordo com o portal, no lugar das conhecidas plataformas, os próximos EVs da GM usarão um sistema de entretenimento próprio e desenvolvido em parceria com o Google.
Batizado de Ultifi, o recurso executa diversos aplicativos integrados do próprio Google e tem o Google Maps como aplicativo de navegação nativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta é que o usuário tenha todos os aplicativos do telefone integrados ao sistema de entretenimento e possa usar os controles de voz para operá-los.
A GM afirma que os futuros sistemas avançados de assistência ao motorista serão melhor implementados usando software próprio.
Inclusive a empresa cita funções de navegação mais avançadas compatíveis com Super Cruise e Ultra Cruise.
Fora isso, segundo a GM, esse sistema será facilmente atualizável para novos recursos, tanto da própria montadora quanto de empresas terceirizadas.
MAS ATENÇÃO! A retirada do Apple CarPlay e do Android Auto só se aplica a veículos elétricos e não acontecerá de maneira imediata.
Apenas EVs novos, a partir do Blazer, contarão com a novidade. Ou seja, Equinox EV, GMC Sierra EV, Cadillac Celestiq e os próximos que ainda não foram apresentados.

Chevrolet Equinox EV. Foto: Reprodução/internet
A estratégia de entretenimento incorporada pela GM é impulsionada pelos benefícios de ter um sistema que permite maior integração com o ecossistema dos veículos da empresa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.