Intoxicação e risco à saúde: O anúncio URGENTE de Renata Vasconcellos sobre a ANVISA no meio do JN

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Vasconcellos no JN - ANVISA (Foto: Reprodução, Globo, Montagem, TV Foco)

O Brasil parou para escutar Renata Vasconcellos noticiar bomba sobre produto proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Porém, essa mesmo agência ficou na boca do povo após Renata Vasconcellos noticiar um amado produto que teve sua comercialização proibida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o G1, um estudo revelou que peixes de rios consumidos pela população de Rondônia possuem situações graves de contaminação por mercúrio, acima do limite recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Peixe (Foto: Reprodução, G1)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado do trabalho concluiu que 26% dos peixes analisados em Rondônia têm altos índices do metal tóxico e são superiores ao limite recomendado pelas regras sanitárias e de saúde.

O mercúrio é um metal pesado e um poluente altamente tóxico, em razão da sua capacidade de acumulação ao longo da cadeia alimentar. A quantidade deste metal, encontrado em diversos ambientes da Amazônia, principalmente em ecossistemas aquáticos, pode ser consequência das atividades do homem. Na região do Machado, as principais fontes de contaminação da água são: esgotos domésticos, resíduos industriais, lixeiras irregulares e o escoamento de produtos químicos agrícolas. Esses fatores causam a poluição por substâncias tóxicas, como óleo, graxa, nitrogênio, fósforo, bactérias patogênicas (que causam doenças no ser humano) e metais pesados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercúrio é naturalmente encontrado na região em concentrações mais baixas. Porém, as ações humanas impulsionam o crescimento deste poluente (unindo a porcentagem natural com a decorrente do homem) no solo, na água, nos sedimentos, no ar, nas plantas e nos animais.

Peixe com mercúrio (Foto: Reprodução, Folha SP)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os riscos do mercúrio?

A exposição de peixes ao mercúrio pode comprometer a reprodução, o crescimento e a imunidade. No entanto, os embriões expostos ao metal também podem desenvolver anormalidades, mudanças de comportamento e retardo no desenvolvimento, que reduzem as chances de sobrevivência. Contudo, no ser humano, a intoxicação por mercúrio pode causar distúrbios, especialmente em grupos vulneráveis, como gestantes, bebês e crianças. Além disso, O mercúrio pode afetar os seres humanos em diferentes níveis biológicos, causando danos ​​ao sistema nervoso e aos rins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile