Desvendado sobre adeus do dinheiro de papel: O anúncio do Banco Central sobre substituta do real em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/08/2024 10h54

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central / Cédulas de dinheiro - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado do Banco Central sobre substituta do real em 2024 e todos precisam saber todos os detalhes

A título de informação, o Banco Central é uma das principais autarquias do Brasil, responsável por administrar os serviços monetários e garantir a estabilidade do sistema financeiro, fez um novo anúncio que deve impactar a vida econômica de milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações do portal do “G1”, o qual informou no dia 07 de agosto do ano de 2023, o Banco Central definiu a nova moeda digital oficial do Brasil que irá substituir o real, o Drex, que seria uma abreviação de “digital real x”.

De acordo com a instituição, a moeda poderá ser trocada por papel-moeda e vice-versa, e será acessada através de carteiras virtuais por bancos e outras instituições bancárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, o Banco Central afirmou: “O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas, sem que para isso precisem se expor a um ambiente financeiro não regulado”, concluiu a instituição.

Espera-se que a nova moeda ajude a baratear os custos de operações e aumente a inclusão dos usuários como uma porta de entrada no novo mercado financeiro. Além disso, a expectativa é que, até o fim deste ano, o Drex tenha seu acesso já liberado e possa ser utilizado pelos brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Essa iniciativa já vem prometendo revolucionar a maneira como lidamos com o dinheiro e, ao que tudo indica, marca o início do declínio do dinheiro de papel.

Para quem ainda não sabe, o Drex é uma versão digital do real, a moeda que todos nós conhecemos. No entanto, com o Drex, você não precisará mais lidar com notas e moedas físicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, ele tem o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional, sendo regulado pelo Banco Central, o órgão responsável pela política monetária no Brasil.

Uma das principais vantagens do Drex é sua segurança. Assim como o real em papel, o Drex é emitido somente pela plataforma do Banco Central. Isso significa que você pode confiar em sua autenticidade e valor, sem preocupações com falsificações ou instabilidade financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Drex é mais conveniente, uma vez que está disponível em formato digital. Não é necessário carregar notas e moedas; basta ter acesso a um dispositivo conectado à internet para fazer transações financeiras.

É importante deixar claro que o Drex não substituirá completamente o dinheiro tradicional da noite para o dia. Sua adoção dependerá da infraestrutura digital do país e do apoio de instituições financeiras. Portanto, ainda será possível usar dinheiro em espécie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Drex entra em vigor?

O Drex é um passo em direção a um futuro financeiro mais digital e eficiente. Ele reflete as tendências globais em direção a moedas digitais e é um sinal claro de que o Banco Central está comprometido em manter o sistema financeiro brasileiro atualizado e seguro.

A ideia do Banco Central é que o Drex entre em vigor no final de 2024, porém ainda está na fase de testes, com o projeto-piloto, para aprimorar aspectos de segurança e privacidade.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.