“Tenho uma realidade”: O anúncio DECISIVO do Governo Lula sobre situação do 14º salário do INSS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/06/2024 11h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
O avança do pagamento - Foto: Internet

Tudo sobre a situação do 14º salário do INSS

Os trabalhadores brasileiros podem contar todos os anos com 12 pagamentos mensais, além de um décimo terceiro salário, destinado a auxiliar os beneficiários. Mas, além desses embolsos, a notícia que caiu como uma bomba nos últimos tempos foi o 14º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É muito importante já deixar claro que até o presente momento, tudo ainda não passa de especulações para os milhões de trabalhadores. Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o benefício para aposentados e pensionistas do INSS é de difícil execução, devido o peso orçamentário.

O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse ele, durante uma entrevista ao jornal O GLOBO publicada em março de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, o projeto de pagamento extra aos aposentados está em tramitação no Congresso Nacional. O PL 4367/2020 vem com o intuito de criar, para os anos de 2020 e 2021, um abono anual em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, na forma estabelecida nesta lei.

É importante frisar que o projeto de lei foi deferido, mas segue sendo uma das principais demandas dos aposentados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

INSS vai pagar o 14° salário?

O projeto do 14° salário do INSS já conquistou aprovações significativas, passando pela Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Seguridade Social e Família, e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados.

Inicialmente planejado para os anos de 2020 e 2021, o cronograma foi posteriormente ajustado para 2022 e 2023. Mas, um obstáculo ainda permanece: a análise pela Comissão de Constituição e Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A demora nesse processo levanta dúvidas sobre a concretização do pagamento, tornando-a pouco provável para 2024, pelo menos. Além disso, preocupações sobre os gastos públicos tornam o futuro do projeto uma incerteza.

Ou seja, até o presente momento, não existe nenhuma expetativa sobre quando o pagamento do décimo quarto será aprovado, ou se até mesmo ele poderá contar com aprovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.