“Cresceu três vezes”: O aumento colossal do INSS confirmado por Renata no JN às pressas que atinge idosos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/06/2024 12h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Montagem Tv Foco

Renata palisa o Jornal Nacional com confirmação de aumento do INSS que atinge idosos

Renata Vasconcelos, uma das maiores jornalistas da televisão brasileira, confirmou durante o ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, o aumento colossal do INSS que acabou atingindo idosos em todo o Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 1 de abril de 2024, Renata informou que um estudo sobre as contas privadas da Previdência Social analisou, que em uma década o número de benefícios pagos através do INSS cresceu três vezes mais do que o número de contribuintes. Informações do portal ‘O Globo’. 

Aposentadoria é um dos momentos mais aguardados dos trabalhadores (Reprodução: Internet)

Enquanto o número de contribuintes para a previdência social aumentou em 0,7% ao ano, o número de beneficiários voltou para 2,2% ao ano, ou seja, uma grande desproporção. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o estudo, a população economicamente ativa de 129 milhões de pessoas, mais de 70 milhões não contribuíram para a previdência social. Rogerio Nagamine, que era o subsecretário do regime geral de Previdência Social no antigo governo, falou sobre o envelhecimento da população brasileira que vem desequilibrando todo o sistema. 

“Enquanto a população idosa, de 60 anos ou mais de idade, cresce a um ritmo de quase 4% ao ano, a população que é mais em idade de trabalhar, de 16 a 59 anos, cresce a um ritmo abaixo de 1% ao ano. Então, por essa questão demográfica, eu diria que estruturalmente é natural esperar que o ritmo de crescimento dos benefícios seja sempre muito superior ao dos contribuintes para a previdência. Isso vem acontecendo e isso deve continuar acontecendo nas próximas décadas”, diz Nagamine.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nagamine ainda mostrou que a escolaridade tem relação direta com a contribuição, isso porque, apenas 13% dos trabalhadores sem qualquer tipo de instrução ou menos de um ano de estudo, contribuem para a previdência. 

INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

“O que você pode fazer são políticas econômicas e de mercado de trabalho que diminuam esse diferencial, que atenuem esse diferencial. Crescimento econômico sustentado, políticas voltadas para redução da informalidade e, acima de tudo, políticas que aumentem a participação no mercado de trabalho, em especial das mulheres”, acrescenta Nagamine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.

De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Senac em 2023, sou apaixonado por futebol e futebol americano. Torcedor do Corinthians e do Los Angeles Rams, escrevo sobre o futebol brasileiro, cobrindo o dia a dia e as histórias dos maiores clubes do mundo. lucas.goia@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.