Milhões de CPFs aguardam ansiosos para sair das filas do INSS e liberar seus benefícios; Saiba o que o INSS está fazendo para amortecer esse problema
Podemos dizer que uma lista com milhões de CPFs em todo o Brasil ainda aguarda para saber se finalmente conseguirá sair das tão famigeradas filas de espera do INSS e, assim, obter a concessão do benefício. Mas afinal de contas, será que essa “antecipação” realmente irá rolar em 2025?
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Afinal de contas, essa espera impacta diretamente na possibilidade de acesso a valores fundamentais para a subsistência. Diante desse cenário, cresce outra dúvida: “O que o INSS está fazendo para acelerar essa concessão e, assim, salvar esses milhões de brasileiros?”.
Felizmente, conforme compartilhado pelos dados oficiais, 500 novos peritos médicos federais foram contratados, a fim de atender 235 municípios, priorizando regiões com maior demanda, como:
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- Acre;
- Amazonas;
- Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco, entre outros.
Inclusive, os primeiros 250 profissionais já têm posse prevista para agosto de 2025, o que deve reduzir significativamente o tempo de espera para perícias.
Com esse reforço, o INSS espera diminuir o tempo médio para realização de perícias médicas, que são etapas cruciais para a concessão dos benefícios.
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E esse aumento da capacidade operacional em até 46% nas regiões mais afetadas trará ganhos expressivos para quem aguarda há meses, às vezes anos.
Como acompanhar o andamento do benefício do INSS?
Para acompanhar o andamento, os segurados devem usar os canais oficiais do INSS, como o portal Meu INSS e a Central 135.
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Nessas plataformas, o INSS atualiza informações sobre nomeações, prazos e orientações para agilizar o atendimento.
Veja o passo a passo abaixo:
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- Acesse o Meu INSS – Seja pelo site ou app;
- Faça login com CPF e senha Gov.br
- Se ainda não tiver conta, será necessário criar uma no mesmo Gov.br.
- . Clique em “Consultar pedidos”;
O sistema mostrará todos os pedidos ativos e concluídos. Encontre o seu pelo número de protocolo ou data.
Posteriormente, verifique o status:
- Em análise: Pedido ainda em avaliação.
- Exigência: O INSS solicitou documentos.
- Concedido ou indeferido: Resultado já disponível.
Em caso de dúvidas, ligue para o 135: Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. Informe CPF e nome completo.
Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *