Banco Central fala sobre o cartão de crédito e se ele vai acabar após o lançamento do Pix Parcelado
Com tantas novidades no sistema financeiro no país, muita gente tem se perguntado se o cartão de crédito vai deixar de existir com as novas atualizações do Pix. Contudo, o Banco Central confirmou que isso não vai acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do avanço do Pix Automático e do lançamento do Pix Parcelado que vai acontecer em breve, os cartões de crédito seguirão tendo um papel importante para os consumidores e para o comércio. Dessa forma, o meio de pagamento está longe de deixar de existir.
Quais as novidades no Pix?
O Pix Automático chega para facilitar pagamentos recorrentes, como mensalidades de academia, streaming ou assinaturas em geral. A cobrança acontece automaticamente na data combinada e não tem custo para o cliente, que ainda pode cancelar o pagamento até a véspera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa praticidade, no entanto, não substitui o parcelamento de compras, porque não gera crédito para o consumidor e pode ser cancelada a qualquer momento, o que não funciona para lojas que vendem produtos de maior valor.
Já o Pix Parcelado, que deve ser lançado em novembro de 2025, de acordo com as informações do portal InfoMoney, tem potencial de mudar bastante o mercado. Com ele, o cliente poderá parcelar compras via Pix diretamente com o banco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lojista continuará recebendo o valor integral na hora, enquanto o consumidor paga em parcelas, escolhendo o número de vezes e os juros oferecidos. Essa novidade deve acabar sendo padronizada pelo Banco Central, garantindo transparência e segurança para todos os usuários.
O cartão de crédito vai acabar?
De acordo com Renato Gomes, diretor do Banco Central, essa modalidade pode trazer grandes vantagens. Como, por exemplo, menor custo para o comércio e até possibilidade de desconto para quem optar pelo Pix Parcelado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo assim, o cartão de crédito não vai perder espaço, já que ainda oferece benefícios que o Pix não cobre, como programas de milhas e cashback, por exemplo.
Como entrar em contato com o Banco Central?
Para entrar em contato com o Bacen, você pode utilizar a Central de Atendimento ao Público, disponível pelo telefone 145, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no horário de Brasília.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ligação tem custo de chamada local, inclusive para celulares. Outra opção é preencher o formulário online no site oficial, acessando este link, onde é possível enviar dúvidas, reclamações ou sugestões.
Por fim, veja: Os cartórios vão fechar no Brasil em 2025? Comunicado do Banco Central traz verdade