O caso da TV que causou prejuízo a Roberto Marinho

24/07/2014 8h05

2 min de leitura

Imagem PreCarregada

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

iri

“Roberto Irineu queria ser dono de uma TV, para que pudesse comandá-la”

Muitos anos atrás, quando Roberto Marinho ainda era vivo e Boni comandava a TV Globo, o filho mais velho daquele, Roberto Irineu, talvez ansioso por não poder controlar a TV já que Boni era quem comandava, decidiu partir para uma empreitada pessoal, apesar de não ter capital para isso.

Roberto Irineu queria ser dono de uma TV, para que pudesse comandá-la, e escolheu criá-la Europa ao comprar a TV Monte Carlo. O resultado da empreitada foi o maior “insucesso” da história do grupo. Durante um jantar de aniversário Roberto Marinho, em uma mesa com Antonio Carlos Magalhães, Arnaldo Niskier e um ex político carioca, contava aos amigos a sua tristeza por ter de desembolsar, na época, 150 milhões de dólares para cobrir a empreitada do filho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale esclarecer que na época, com muito menos dinheiro, Roberto Marinho poderia ter se associado à CNN, a qual estava em busca de um sócio, mas na CNN seu filho não poderia mandar. Outro detalhe é que, em uma reunião entre Roberto Marinho, Roberto Irineu e Boni, este posicionou-se contra o investimento. Talvez, e digo talvez porque não sei o que pensa Roberto Irineu, a partir desse acontecimento possa ter crescido um sentimento de ódio de Irineu por Boni. Dali para frente Roberto Irineu teve de “passar para frente” a TV e voltar a ser apenas herdeiro. Caso a compra da TV tivesse sido, de fato, concretizada, Irineu não teria suportado a comparação que seu pai sempre faria do “insucesso” da TV Monte Carlo com o sucesso da TV Globo, que era gerenciada por Boni e sua equipe.

Hoje a TV Globo tem bom lucro, mas por pura inabilidade dos concorrentes. Nunca antes foi tão fácil mudar o cenário e tirar a liderança da TV Globo; nenhuma das outras emissoras, todavia, possui equipe que possa realizar tal façanha. Esse problema enfrentado pela emissoras nada tem a ver com os diretores de programas, e sim com seus respectivos donos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Na TV Record, o Bispo Edir Macedo tinha bons executivos que comandavam a programação e conteúdo da emissora, até que achou que estava tudo bem e poderia continuar somente com um Bispo no comando. E a partir daí, sempre com um Bispo no comando, antes Honorilton Gonçalves e agora Marcelo Silva, a TV Record perdeu audiência e só não deixou de ser vice líder porque a administração do SBT, sob comando exclusivo de Silvio Santos, embora ele desminta isso, consegue ser pior que a administração da TV Record.

Na TV Record só vai ao ar o que os Bispos Edir Macedo e Marcelo Silva permitem. Já no SBT só vai ao ar o que Silvio Santos aprova. Coincidência ou não, as duas emissoras só deixaram de ser concorrentes da TV Globo quando os executivos comandantes passaram a ser os donos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Texto: James Akel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.