Pelo de rato: A proibição da ANVISA contra marca queridinha de alimentos e situação hoje (22)

Anvisa retirou produto pertencente a uma marca queridinha de alimentos dos mercados e essa é a situação hoje (22)
Em meados do ano de 2013, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acabou baixando uma proibição contra produto de uma marca de alimentos, conhecida como uma das mais queridinhas do mercado, além de ser uma potente referência do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Heinz, marca norte americana fundada ainda em 1869 e que acabou ganhando o mundo, principalmente o Brasil, se tornando referência quando o assunto é molhos e condimentos.
A situação atingiu em cheio um lote de um dos seus carros chefes, o clássico Tomato Ketchup.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação minuciosa
Ainda de acordo com o portal O Globo, para chegar a essa conclusão proibitiva, a ANVISA considerou, entre outros documentos, o Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André, em São Paulo.
O resultado do exame apresentou dado insatisfatório por detectar os fragmentos na amostra analisada.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O Procon-SP também anunciou, naquele mesmo dia, que chegou a notificar a Heinz Brasil para que a mesma pudesse dar mais esclarecimentos sobre o recolhimento do Tomato Ketchup que teve a comercialização e recolhimento dos lotes: 2C30 e 2K04.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os mesmos foram importados do México ainda em 2012 e suspensos pela Vigilância Sanitária paulista no dia 7 de agosto.
O Procon-SP destacou, à época, que o consumidor que possuísse a nota fiscal poderia trocar o produto, ou até mesmo ser reembolsado, com a devolução do valor pago, no local da compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso não tivesse mais a nota fiscal, o consumidor deveria entrar em contato com o fabricante.

Anvisa (Foto Reprodução/ Internet)

Ketchup da Heinz (Reprodução: Internet)

A Heinz voltou a comercializar os seus produtos normalmente uma vez que a questão afetou um lote específico (Foto Reprodução/Instagram)
Esclarecimentos da empresa
Em nota, a Heinz Brasil informou à época que todos os produtos trazidos do México: “são produzidos com a mais alta qualidade e com ingredientes naturais de acordo com as normas sanitárias de seus países de origem, bem como normas internacionais.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a empresa, os lotes 2C30 e 2K04 importados do México em 2012, já não estão em circulação no mercado.
A fabricante acrescentou ainda que “a segurança alimentar é e sempre será uma prioridade.”
Qual a situação da Heinz hoje (20)?
Vale deixar CLARO que a situação JÁ FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDA.
Como mencionamos, essa proibição afetou apenas lotes específicos, sendo assim, não há nada mais que desabone tanto a linha Tomato Ketchup como quanto a Heinz.
Inclusive, ela ainda está entre as mais queridinhas dos supermercados. De acordo com o portal Exame, a marca agora investe pesado em linhas premium, o que promete agradar ainda mais o público.
Hoje seus produtos continuam sendo facilmente encontrados nos principais mercados do país bem como por empresas de e-commerce.
Em suas redes sociais, a marca conta com 184 mil seguidores.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.