Relembre: Plantão da Globo deu uma das notícias mais difíceis para os brasileiros e anunciou luto nacional
O Plantão Urgente da Globo é um recurso jornalístico utilizado pela emissora para interromper a programação regular e informar sobre acontecimentos importantes, sejam eles bons ou ruins, que impactam o Brasil ou o mundo. A icônica vinheta do plantão sempre causou apreensão em muitos telespectadores, pois sinaliza que uma notícia relevante e urgente está sendo transmitida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre as notícias marcantes que já foram veiculadas no Plantão Urgente da Globo, estão desastres naturais, eventos políticos impactantes e até mesmo a morte de grandes ícones. Neste último contexto, o conhecido jornalista Roberto Cabrini teve a difícil e inesperada tarefa de fazer uma das transmissões mais dolorosas e sensíveis de todos os tempos.
Além de Roberto Cabrini, toda a imprensa se comoveu com a morte de Ayrton Senna (Foto: Reprodução/TV Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TRAGÉDIA
O fatídico dia 1º de maio de 1994 foi marcado pela tragédia que abalou o Brasil e o mundo: a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. A Globo acompanhava ao vivo a corrida em Ímola, quando Senna sofreu um acidente fatal. O repórter Roberto Cabrini enviou boletins constantes sobre o estado de saúde do piloto diretamente do hospital através de um telefone celular.
O país inteiro parou para acompanhar as notícias e torcer por uma recuperação milagrosa de seu ídolo. Porém, às 13h40 (horário de Brasília), Cabrini teve a difícil missão de comunicar a triste notícia para os milhões de telespectadores: “Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente jamais gostaria de dar”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grave acidente mata Ayrton Senna, em 1994 (Foto: Reprodução)
A morte prematura do piloto paralisou o país, gerando uma onda de luto e tristeza. No domingo seguinte ao acidente, o Fantástico dedicou toda sua programação à cobertura da morte de Senna, exibindo imagens do acidente e a emocionada reação dos fãs. As ruas de São Paulo e Rio de Janeiro ficaram desertas, enquanto nos estádios de futebol, as torcidas improvisaram faixas e cartazes e entoaram o nome do piloto em um tributo emocionante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O locutor esportivo Galvão Bueno, amigo pessoal de Senna, transmitindo o GP de San Marino, falou emocionado sobre a perda do ídolo e compartilhou a dor da nação. A morte de Ayrton Senna deixou uma marca indelével na história do Brasil e do automobilismo, eternizando sua memória como um verdadeiro herói nacional e ícone do esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE