Forte concorrente da Vigor, estourou cofres para obter a marca e aniquilar rivais nas prateleiras dos supermercados
O ano era de 2017, quando uma importante empresa do ramo alimentício estourou os cofres para adquirir a marca Vigor de laticínios, cujos produtos abastecem diariamente as casas de milhares de brasileiros, desde 1917.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do grupo mexicano de laticínios chamado Lala, fundada em 1949 por um grupo de pequenos produtores da União de Produtores de Leite de Torréon, na Comarca Lagunera, região centro-norte do México.
No ano seguinte, criaram a La Pasteurizadora Laguna. Em 1956, outro grupo de produtores fundou a Pasteurizadora Nazas, em Gómez Palacio, no Estado de Durango, no noroeste do país. Em 1977, os dois laticínios se uniram dando origem à Lala atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estouro de cofres
Segundo o portal G1, a empresa assinou um acordo para comprar a fabricante brasileira de produtos lácteos Vigor, em uma operação que custou aos cofres da fabricante uma bagatela de R$ 5,7 bilhões.
Vale mencionar que o grupo Lala fez a melhor oferta pelos ativos da Vigor e teve exclusividade nas negociações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a operação, os mexicanos fecharam a compra de 100% da Vigor e da participação de 50% que a empresa de laticínios tem na Itambé, em sociedade com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais, o que acabou, de certa forma, aniquilando rivais.
Escândalo exposto
Porém, é bom lembrar que a família em questão se viu forçada a desfazer de ativos após o escândalo exposto em maio daquele mesmo ano pelas delações premiadas dos irmãos Joesley e Wesley Batista que envolveram o, até então, presidente Michel Temer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Reuters, a Vigor é a segunda venda feita pela J&F desde o acordo de leniência relacionado ao escândalo de corrupção apurado na operação Lava Jato e seus desdobramentos e que gerou uma multa de R$ 10,3 bilhões à companhia.
Vale mencionar que no dia 12 de julho de 2017, a J&F concluiu a venda da fabricante de calçados Alpargatas por R$ 3,5 bilhões. Na época da venda da Vigor, a JBS divulgou em um comunicado que receberia certa de R$ 780 milhões pela venda de sua participação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual patamar a Lala conseguiu alcançar após a compra?
De acordo com o portal Valor, com a aquisição da Vigor, a Lala cumpriu a meta de crescer fora do México, promessa feita em sua abertura de capital no ano de 2013.
E chegou no momento em que o mercado de lácteos enfrenta queda no consumo em categorias como iogurte, por causa da crise econômica no Brasil.
A Lala possui 22 fábricas, sendo 14 no México, cinco na América Central e três nos EUA. Produz itens como leite, manteiga, iogurtes, queijos, creme de leite, entre outros.
Ainda segundo o portal Valor, a aquisição também colocou a Lala na terceira no ranking de captação de leite do Brasil, considerando que a Itambé já ocupava a posição com 1,104 bilhão de litros, e a Vigor chegou a captar 311 milhões de litros, no ano de 2016.
.