Mais de R$2 bilhões: O estouro de cofres do Carrefour para comprar rede rival gigante por fortuna

Carrefour investiu milhões para comprar o Atacadão em mega operação
Carrefour é um das grandes empresas que operam no Brasil e seu mercado internacional é um dos mais impressionantes. A corporação tem redes de hipermercados, mercearias e lojas de conveniência espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E para se manter entre as maiores, alguns investimentos são necessários. E tendo isso como diretriz, em 2007 o Carrefour desembolsou nada menos que R$ 2,2 bilhões de reais para comprar a rede de supermercados Atacadão. Segundo o G1 na época, foram arrematadas 34 lojas na transação.

Fachada do Carrefour (Foto: Reprodução / Internet)
As quais dessas, 17 eram localizadas no Estado de São Paulo e as demais divididas entre outros estados. Na época, a aquisição fez o Carrefour retomar a liderança do mercado após ter perdido o posto para o grupo Pão de Açúcar em 2001.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O G1 ainda destacou que a transação fez o Carrefour desbancar na época tanto o Walmart, como o Pão de Açúcar com uma tacada só. Até o ano da venda, o Atacadão era o último grande negócio do varejo brasileiro e tinha um excelente faturamento.

Atacadão tem como foco vender produtos em grandes quantidades e a preços de atacado (Foto Reprodução/Internet)
Quem foi a outra rede comprada pela corporação?
Anos depois da compra do Atacadão, em 2018, o Carrefour voltou a adquirir outra rede de mercados rival. Mas, para fazer isso, precisou investir milhões e acabou ficando no prejuízo líquido no primeiro trimestre de 2023 de R$ 375 milhões.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
E isso pode ser explicado pelo investimento que eles fizeram no Grupo BIG. Eric Alencar, diretor financeiro, a rede de supermercados se endividou ao comprar o grupo. Além disso, ainda acontece a questão dos clientes saberem que o grupo Big agora pertence ao Carrefour e que haverá toda essa troca.
Geralmente, quando uma grande empresa compra outra, a empresa que foi comprada passa a ser uma marca da nova dona. Por exemplo, os supermercados poderão continuar sendo chamados de Big, mas, agora eles respondem ao Carrefour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas do grupo big foram convertidas a Carrefour (Reprodução – Big 0
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br