Empresa comprou grande rival
O setor de varejo, sem sombra de dúvidas, é um dos que mais movimenta a economia do Brasil. Por falar no assunto, algumas marcas costumam dominar o mercado nacional. No que diz respeito ao assunto podemos citar a questão do Carrefour, quem vem conquistado cada vez mais espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o grupo de varejo surpreendeu ao fazer uma surpreendente aquisição. A empresa conseguiu estourar os próprios cofres em 2021, segundo o portal Exame, ao comprar seu próprio concorrente, a rede BIG. Dessa forma, o Carrefour ampliou ainda mais sua presença no Brasil.
Eles garantiram quase mais 400 lojas espalhadas por todo o país. Contudo, o investimento foi de muito valor. A compra foi anunciada no valor de 7,5 bilhões de reais. Na ocasião, do anúncio, uma entrevista coletiva chegou a ser feita para dar ainda maiores detalhes das negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os representantes do Carrefour no Brasil falaram sobre a aquisição do grupo BIG, que controla marcas como BIG, Super Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club. De acordo com a empresa, o montante de 7,5 bilhões de reais está longe da média do mercado para o varejo.
Supermercado Big passou por integração ao Carrefour (Foto: Reprodução/Valor Econômico)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos comprando quase 400 lojas. Dentro disso, tem lojas grandes, edifícios, supermercados. Nós achamos um preço muito bom, muito atrativo”, explica Noël Prioux, presidente do Carrefour no Brasil. Apesar de terem considerado um negócio vantajoso, o lucro demorará entrar.
Na época, segundo o portal Exame, o Carrefour disse que o lucro operacional da rede deve atingir 1,7 bilhão de reais três anos após a conclusão da operação. Contudo, a rede já espera enxergar os primeiros sinais de lucro ao final do processo. Vale lembrar que a compra só se encerrou em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que o Carrefour derrubou as rivais?
Segundo o Ranking Ibevar-FIA, divulgado pela CNN Brasil, o Carrefour lidera como a maior rede de varejo presente no Brasil em 2021. O faturamento da rede gira em torno de R$ 81,1 bilhões.
Na sequência estão o Assaí, com R$ 45,6 bilhões de faturamento; o Magazine Luiza, R$ 42,9 bilhões; Via, R$ 36,3 bilhões; Americanas, R$ 32,2 bilhões; e Grupo Pão de Açúcar, R$ 29 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Loja do Carrefour – Foto: Internet