R$ 1,6 bilhão: O estouro nos cofres do Itaú para comprar o banco tradicional brasileiro

Itaú investiu pesado para comprar banco tradicional brasileiro
O Banco Itaú é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e uma das maiores da América Latina. Sua história remonta a 1945, quando foi fundado como Banco Central de Crédito (BCC). Posteriormente, em 1973, o BCC fundou-se com o Banco Federal de Crédito (BFC) e o Banco União de Crédito (BUC), formando o Banco Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, o Itaú teve um crescimento notável e se tornou uma referência no setor bancário. Sua estratégia incluiu a expansão da rede de agências físicas e a diversificação de produtos e serviços financeiros, atendendo a uma ampla base de clientes, incluindo pessoas físicas, empresas e investidores.
Nos anos 2000, o Brasil passou por um processo de privatização de diversos bancos estatais, como parte de uma política de atendimento do sistema financeiro do país. O Banco do Estado do Paraná (BANESTADO) foi um desses bancos estatais que foram colocados à venda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Banestado (Foto: Internet)
O BANESTADO era considerado um banco tradicional com uma história significativa no estado do Paraná. Durante o processo de privatização, o Itaú demonstrou interesse em adquirir o BANESTADO como uma oportunidade estratégica para expandir sua presença em outras regiões do Brasil e aumentar sua participação no mercado financeiro.
O leilão para a venda do BANESTADO aconteceu em outubro de 2000, e o Itaú venceu o leilão ao ofertar o montante de R$ 1,6 bilhão, que foi um valor recorde na época. A aquisição permitiu ao Itaú incorporar as operações do BANESTADO e expandir ainda mais sua presença no setor bancário brasileiro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Fundado em 1928 pelo então presidente do estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, o BANESTADO era um dos pilares do setor bancário estadual no país até meados dos anos 90. A privatização do BANESTADO foi marcada por controvérsias e problemas relacionados às decisões de agentes públicos que antecederam o processo.
Escândalo do Banestado
Durante o período entre 1996 e 2002, o BANESTADO foi palco de um dos maiores escândalos financeiros do país. Segundo o Wikipédia, por meio das contas CC5, agências bancárias em Foz do Iguaçu foram utilizadas para desviar cerca de trinta bilhões de reais para paraísos fiscais, com o objetivo de sonegar impostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco, juntamente com outras instituições como Banco do Brasil, Bemge, Banco Araucária e Banco Real, obteve autorizações especiais para realizar essas transações legais.
O caso ficou conhecido como o “Escândalo do Banestado” e veio à tona graças ao inquérito da CPI do Banestado. O relatório final da CPI, elaborado pelo deputado José Mentor, ajudou 91 envolvidos, incluindo figuras importantes como Gustavo Franco, Celso Pitta e Samuel Klein.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A compra do BANESTADO foi vista como uma oportunidade estratégica para o Itaú fortalecer sua posição no mercado e obter uma base de clientes adicional no estado do Paraná, uma região econômica importante.
Como os bancos digitais ganham dinheiro?

Bancos digitais (Foto: Reprodução, Me Poupe!)
Os bancos digitais ganham dinheiro através de taxas de serviços, do spread bancário (diferença entre taxas de empréstimos e depósitos), parcerias com outras empresas, programas de fidelidade, receitas com investimentos e serviços para empresas. A oferta de serviços online e a redução de custos operacionais são comuns nas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br