Infestação de baratas: Record confirma veredito de fechamento da Anvisa em 3 restaurantes de shopping famoso

Três restaurantes são autuados pela Vigilância Sanitária após denúncia envolvendo a presença de insetos nos ambientes
A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão competente pela ação de fiscalizar, proibir e permitir o funcionamento de um local ou a proibido de algum alimento que possa trazer riscos a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, o assunto da vez envolve a ação rápida da autarquia que interferiu no funcionamento de três restaurantes em shopping que apresentavam irregularidades conforme as regras previstas pela ANVISA.
Vale destacar que os locais são de grande preferência para o público no geral, uma vez que se tornam um ambiente de conforto, perfeito para encontros e ideal para saborear a comida preferida
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interdição de três restaurantes
De acordo com apurações do time do TV FOCO,.a partir de dados divulgados pelo Jornal Record Brasília, no dia 12 de setembro de 2024 a Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizou inspeções na praça de alimentação do Park Shopping.
A ação acabou sendo movida após uma denúncia, que apresentava um vídeo ao qual continha a presença de insetos, como baratas na área dos três estabelecimentos. Os ambientes tratam-se do Brasil Vexado, Árabe do Brasil e Marietta.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“O objeto da reclamação foi parcialmente encontrado, resultando na interdição e autuação – com posterior dosimetria de penalidade – de alguns estabelecimentos de alimentação e da praça de alimentação como um todo”, diz a Vigilância Sanitária.
Na época, uma equipe esteve no local e isolou a área para que verificações pudessem acontecer. O shopping afirmou que contribuiu com as investigações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a ação da Vigilância Sanitária, os três restaurantes retomaram as atividades no dia 13 de setembro. Na ocasião, a autarquia afirmou que autuou o shopping e os restaurantes, que estiveram sujeitos a penalidades, como multas, apreensão e interdição.

Pronunciamento
Em síntese, na época, a TV Globo entrou em contato por meio de telefone com os três restaurantes. Veja o que o portal G1 divulgou no dia 12 de setembro de 2024 referente ao pronunciamento dos estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“À TV Globo, por telefone, o Brasil Vexado disse que fez uma ação de limpeza solicitada pelo shopping e que as atividades já foram retomadas. Além disso, o restaurante disse que está com a documentação em dia.
O Árabe do Brasil, por telefone, afirmou que insetos não foram encontrados no local. Além disso, o restaurante disse que vai ser reaberto nesta sexta-feira (13), e que o fechamento ocorreu para organizações internas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Marietta, por telefone, disse que a loja foi fechada por conta de serviços de manutenção realizados após pedidos da vigilância. Segundo o Marietta, o restaurante não foi reaberto, pois a manutenção foi iniciada de imediato nesta quinta-feira (12).”
Nota divulgada pelo Park Shopping
“Vigilância Sanitária esteve na manhã de hoje, 12/09, na Praça de Alimentação do shopping. A administração apresentou toda a documentação solicitada pelo órgão e realizou os procedimentos solicitados. A Praça de Alimentação está liberada para atendimento ao público.”
Atualmente, os restaurantes Árabe do Brasil, e Marietta seguem em atividades normais, entregando o melhor dos seus produtos e serviços, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Já o Brasil Vexado se encontra fechado no shopping.

Considerações finais
- Em resumo, a Vigilância Sanitária agiu no dia 12 de setembro de 2024 em alguma ação contra três restaurantes.
- Os ambientes funcionavam na praça de alimentação do Park Shopping, no Distrito Federal;
- A medida acabou sendo tomada após a denúncia referente a presença de insetos.
Por fim, confira mais notícias sobre a ANVISA CLICANDO AQUI
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar à Anvisa, acesse a plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br), selecione “Ouvidoria” e depois “Denúncia”.
Contudo, você pode optar por se identificar ou manter o anonimato
Em seguida, descreva detalhadamente o fato, incluindo informações como nome do produto, número do lote, nome e CNPJ do fabricante, e, se possível, anexe fotos ou documentos que comprovem a denúncia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br