O fechamento da Magazine Luiza em shopping de SP e clientes pegos de surpresa

Magazine Luiza encerrou unidade em shopping tradicional da Zona Norte de São Paulo; Saiba o que motivou a decisão e como a varejista está em 2025
A Magazine Luiza, mais conhecida como Magalu, é um dos maiores pilares do varejo nacional da atualidade. Com uma variedade de produtos e serviços, ela cresce exponencialmente e virou referência na hora de o consumidor procurar um local de referência para fazer suas compras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, em prol de consolidar seu movimento de reestruturação, ela optou pelo fechamento da sua loja que se localizava no Shopping Metrô Tucuruvi, tradicional da Zona Norte de São Paulo, em janeiro de 2024.
Porém, de acordo com o portal Diário do Norte, tal decisão, executada logo após a tradicional liquidação anual, não se tratou de um recuo e sim de uma demonstração do rigor estratégico da companhia em tornar sua operação mais enxuta e eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foco na rentabilidade
A unidade do Tucuruvi, que funcionava desde a inauguração do centro de compras em 2013, foi identificada como um ponto fora da curva de rentabilidade desejada pela gestão.
Não é de hoje que a Magalu, sob pressão do mercado e buscando diluir despesas, tem adotado uma política de fechamento seletivo de pontos de venda não rentáveis.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em um dos comunicados de resultados de 2024, a empresa confirmou:
- O encerramento de 57 unidades ao longo daquele ano;
- Sendo a loja do Tucuruvi parte desse processo de saneamento.
Mas, além de buscar a eficiência operacional, o objetivo também foi elevar a margem EBITDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe se trata do indicador financeiro que mede a capacidade de geração de caixa operacional de uma empresa.
Assim, o fechamento eliminou o que se chama de “peso morto” nos pontos de venda que não geram a sinergia esperada com o ecossistema digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, com o encerramento no shopping, os clientes foram redirecionados para a unidade na Avenida Tucuruvi, 181, em frente ao TriMais.
Vale dizer que não localizamos manifestações extras sobre a situação. Porém, apesar dos fatos terem ocorrido no ano anterior, o espaço segue em aberto para qualquer manifestação.
Um plano nacional
Vale lembrar que, em 2023, a empresa já havia realizado movimentos estratégicos de corte, incluindo o encerramento de dois importantes centros de distribuição nas regiões Nordeste e Sudeste, conforme podem ver por aqui*.
Essa centralização e otimização logística têm como meta:
- Reduzir custos fixos com aluguel e pessoal.
- Melhorar a eficiência da entrega (última milha) a partir de hubs mais estratégicos.
- Integrar ainda mais o estoque do marketplace ao estoque próprio.
Como está a Magalu em 2025?
De acordo com o InfoMoney, a Magazine Luiza encerrou o 3º trimestre de 2025:
- Com lucro líquido de R$ 84,6 milhões;
- Uma queda de 17,4% na comparação anual;
- Pressionada principalmente pelo aumento da taxa de juros (Selic), que saltou de 10% para 15%.
Apesar da retração no lucro, o resultado operacional (EBITDA) cresceu 13,2%, atingindo R$ 807,4 milhões, o que elevou a margem EBITDA de 7,9% para 8,9%.
Lucas Ozório, gerente de RI, afirmou que a despesa financeira foi o maior peso:
“O que realmente mudou foi a despesa financeira, que aumentou de 4% para 5,4% no período”.
Ozório ainda destacou a superação em um ambiente hostil, afirmando que é muito complicado uma varejista conseguir lucro nessas condições. No entanto, ele enfatizou que estão muito orgulhosos de “apresentar mais um trimestre consecutivo de resultado positivo”.
Por fim, ele ainda frisou que o foco mudou para margens maiores:
“Com esse foco em rentabilidade, o tíquete médio aumentou, fortalecendo a presença da companhia em faixas de preço que trazem resultados mais positivos”.
A companhia mantém o foco em serviços (LuizaCred com R$ 68 milhões de lucro) e logística (Magalog), que gerou 5,5 milhões de entregas para clientes externos no trimestre.
Mas, para saber sobre outros encerramentos, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
