Falência: O fim da companhia aérea que demitiu milhares e acabou dando calote em clientes ao abaixar portas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/04/2023 14h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Companhia aérea decreta falência e situação fica caótica ente clientes e funcionários (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Uma das companhias aéreas, de uma empresa famosa no ramo de transportes, decretou falência e deixou a muitos no mais total prejuízo

Uma das companhias aéreas, que levava o nome de uma das maiores empresas do ramo de transporte, decretou falência da noite pro dia e deixou a muitos clientes e funcionários no total desespero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, até hoje, ela é alvo de reclamações não resolvidas. Estamos falando da Itapemirim Transporte Aéreos, cuja empresa já estava no mercado a mais de 60 anos no ramo de transporte mas entrou no meio aéreo somente no ano de 2021, com grandes promessas e expectativas.

Porém, esse sonho não durou muito, no dia 17 de dezembro de 2022, sua falência ficou eminente e clientes e funcionários ficaram na pior e, como mencionamos, reclamam por seus direitos até hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos os sete aviões, que eram alugados, foram devolvidos aos seus donos nos meses seguintes. Um acordo chegou a ser costurado com credores para continuar a operação, mas não deu certo.

Chegou-se a cogitar que a empresa pudesse voltar, mas não aconteceu. Foi quando em setembro de 2022 o grupo Itapemirim teve sua falência decretada, e ficou sem  pagar milhares de credores e funcionários

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Situação dos clientes

Na plataforma Consumidor.gov.br, a Itapemerim já atingia a faixa de 6.953 reclamações até seu encerramento em 2022. Apenas no Tribunal de Justiça de São Paulo, há cerca de mil processos pedindo indenização por danos morais e reembolso.

Alguns reembolsos até que foram efetuados mas clientes ainda seguem reclamando:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Também coloquei no Procon, mas até agora nada, fiquei no prejuízo” – Escreveu uma de suas clientes

Muitos conseguiram o estorno por meio dos sites onde a compra foi feita ou nas operadoras de cartão de crédito. Mas a Itapemirim ainda é processada por essas empresas que tiveram de assumir esse prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como ficou os funcionários?

E a situação dos funcionários ficou ainda pior! Segundo o Portal da Uol, que ouviu muitos deles no ano de 2022, a situação chegava a ser desesperadora.

Em um dos relatos coletados deles, que não quiseram se identificar, é possível perceber o caos em que ficou suas vidas após a demissão repentina:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acumulei dívidas, mesmo voltando a trabalhar em outra empresa. Com salários atrasados, fiquei endividado com coisas básicas, e ainda não consegui terminar de quitar todos os meus débitos. Este ano foi de muita luta na Justiça para ter os meus direitos reconhecidos, mas ainda não recebi nada” – Disse um dos que trabalhavam na aérea administrativa da companhia na época

Outro ainda reclamou que devido à saturação do mercado de profissionais, foi meses sem conseguir um emprego.

Como mencionamos, apesar de estar no ramo dos transportes há anos, a Itapemirim fez seu primeiro voo em julho de 2021. Ela prometeu mais espaço para passageiros, despacho grátis de bagagens e refeições sem nenhuma cobrança.

Mas não conseguiu voar nem por seis meses. Ainda segundo o Portal Uol, eles tentaram entrar em contato com Sidnei Piva e outros integrantes da diretoria da Itapemirim, mas não obteve resposta.

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.