Estação fantasma, plataformas abandonadas e demolição: O fim de 4 gigantes do metrô no coração de São Paulo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

31/05/2024 9h10

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Estação fantasma e mulher chocada (Fotos: Reproduções / Andre Zuin/Flickr / Canva)

Quatro projetos gigantes de estações do metrô não vingaram em São Paulo

Nesta sexta-feira, 31, iremos relembrar o fim de quatro gigantes do metrô no coração de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O metrô tornou-se um dos principais meios de locomoção no Brasil, principalmente na capital paulista.

Mas, poucos sabem que alguns projetos de estações de metrô nunca saíram do papel ou tiveram mudanças significativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os projetos começaram na década de 1960, nos primeiros projetos de linhas metroviárias da cidade.

Porém, segundo o portal São Paulo Secreto, os projetos gigantes não vingaram e acabaram abandonados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ESTAÇÕES

Estação Pedro II

A estação Pedro II é uma estação da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo. Mas, ela deveria ser mais do que só uma parada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia inicial era que a unidade abrangesse também o ramal sudeste-sudoeste, ou seja, a atual Linha 4-Amarela.

Há anos, o Governo estadual chegou a construir a plataforma de embarque para a estação Pedro II.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a unidade nunca foi inaugurada e atualmente serve como depósito, segundo o portal.

Plataforma fantasma (Foto: Alexandre Giesbrecht/Wikipedia)
Plataforma fantasma (Foto: Alexandre Giesbrecht/Wikipedi)

Ramal Moema

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A construção do Ramal Moema na Estação Paraíso também nunca saiu do papel. A ideia era ligar as linhas 1-Azul e 2-Verde a Moema, com trilhos construídos em paralelo à avenida 23 de Maio.

O projeto gigante iniciou e teve a construção do ramal com cerca de 200 metros. As plataformas e túneis que atenderiam à linha ainda podem ser vistos dentro da estação.

Viadutos

Mesmo antes da fundação do metrô, em 1968, já haviam planos para a construção de trilhos em São Paulo.

Na década de 1950, o então prefeito Prestes Maia projetou vias que ligariam o centro aos extremos da cidade.

Desse modo, o então prefeito ergueu viadutos sobre a cidade, como na rua Pedroso, no bairro da Liberdade, e no viaduto Dona Paulina.

Na Liberdade, o pavimento é usado como centro de acolhimento para moradores de rua.

Viaduto Dona Paulina (Foto: Reprodução/Google Maps)
Viaduto Dona Paulina (Foto: Reprodução/Google Maps)

Estação República

Por fim, o grande projeto que não vingou foi a estação República, que começou no governo de Paulo Maluf.

Mas, em 1983, a estação foi esquecida até o ano de 2004. Nessa época, ocorreu a demolição das instalações para dar início às obras de implantação da atual Linha 4-Amarela.

Thumbnail Video Youtube

QUANTAS LINHAS O METRÔ DE SÃO PAULO TEM?

rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, segundo o portal oficial do Metrô.

Metrô / CPTM - Montagem TVFOCO
Metrô / CPTM – Montagem TVFOCO

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.