O fim de 4 varejistas populares e o adeus nos shoppings Iguatemi, Morumbi e mais após anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

26/10/2024 13h50

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
A falência de 4 varejistas presente em shoppings (Foto: Reprodução/ Internet)

O setor varejista teve uma grande baixa. Isso porque 4 grandes empresas precisaram fechas as portas nos shoppings espalhados pelo Brasil.

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos do adeus de 4 varejistas populares dos shoppings.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas, vale dizer, estavam presentes em shoppings populares como o Iguatemi, Morumbi, entre outros. Por isso, o fechamento dessas varejistas causou tanta apreensão nos consumidores.

Mappin

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante décadas, a Mappin esteve no topo das varejistas mais populares. Aliás, a empresa acabou sendo um cartão postal da cidade e tinha sua sede da Casa Anglo Brasileira na Praça Ramos.

Abriu diversas filiais no decorrer dos anos. Aliás, a marca tinha lojas presentes no shoppig Morumbi, Iguatemi e outros bem populares do Brasil. Atraindo milhares de clientes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

4 varejistas fecham as portas em shoppings

  • Abrir um negócio não é fácil;
  • Aliás, 4 varejistas precisaram fechas as portas;
  • Elas tinham lojas em vários shoppings do Brasil;
  • A notícia causou preocupação.

De acordo com informações do Blog de Marcelo Gomes Freire, ela decretou falência em 1999. Agora, a marca está em processo de retorno pelas mãos da família Fares, do grupo Marabraz.

Mesbla

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mesbla também era uma varejista popular no Brasil. Nos anos 80, tinha mais de 180 lojas por todo o Brasil. Dificuldades na década seguinte levaram a Mesbla a perder todo seu valor.

Ela acabou sendo comprada pelo Mappin em 1996. Com a falência, três anos depois, as duas marcas mais conhecidas do público em lojas de departamentos acabaram de uma só vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2010, foi relançada como um e-commerce, mas a iniciativa não deu certo e logo saiu do ar. Aliás, a rede tinha uma unidade localizada em um badalado shopping no Rio de Janeiro.

Sandiz

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Sandiz, que já pertenceu ao Grupo Pão de Açúcar até 1987, também precisou encerrar suas atividades no início da década de 1990. Mas, a venda da empresa teve uma explicação.

A venda da rede de Lojas Sandiz se justificou pelo baixo faturamento dentro do grupo e a falta de possibilidades de expansão do negócio. Ou seja, um grande prejuízo.

Sears

A gigante americana fazia muito sucesso na cidade nos anos 80, e sua maior loja era onde se encontra hoje o Shopping Paulista. A rede chegou ao país em 1949 e tinha onze filiais.

Entretanto, ela decidiu encerrar suas atividades no país, no início dos anos 90. Há alguns anos, acabou sendo anunciado que a rede voltaria ao Brasil, mas nada de concreto ainda apareceu.

Considerações finais

Quatro empresas gigantes acabaram fechando as portas e causando a revolta de milhões de clientes. As varejistas estavam presentes em vários shoppings do Brasil, mas precisam fechar as portas por diferentes motivos. Principalmente, a crise financeira.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo o portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Aliás, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

Mas, a ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa pague as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio.

Confira também mais matérias sobre falências clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.