Encerramento e contas esvaziadas: O fim de banco no Brasil após anos e ordem para clientes retirarem dinheiro

Banco encerrou suas atividades no Brasil e comunicado com ordem chocante foi emitido a todos os clientes
E em dezembro de 2023, um grande banco encerrou as atividades no Brasil, após dois anos de operação, e comunicado emitido por ele com ordem chocante pegou muitos clientes de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se trata da fintech alemã, N26, que resolveu encerrar de forma total o acesso ao aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), em todo o território nacional.

N26. Foto: Reprodução/Internet
A operação e concretizou no dia 18 de dezembro de 2023, data em que as contas foram canceladas automaticamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a própria empresa, essa decisão de encerrar a operação no Brasil fez parte da estratégia de focar nos mercados-chave europeus.
Ordem expressa
De acordo com o portal Tech Tudo, o banco antecipou possíveis dúvidas e informações necessárias sobre os próximos passos dos correntistas, com ordem para retirada do dinheiro das mesmas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Uma das dicas da empresa foi transferir todo o dinheiro na N26 através do PIX para outras contas da mesma titularidade ou de outros CPFs, desde que o valor esteja dentro do limite diário.
Por ser uma fintech regulamentada pelo Banco Central no Brasil, o dinheiro foi aplicado em títulos públicos, sendo assim, os valores estavam garantidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obviamente que o banco disponibilizou a opção de sacar o dinheiro em um caixa eletrônico 24h, porém, esse tipo de saque é passível de tarifas.

Passo a passo comunicado aos clientes do N26 (Reprodução: Internet)
O banco também reforçou a retirada do saldo dos spaces, que permitia deixar o dinheiro rendendo 100% do CDI todos os dias úteis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, foi orientado que o cliente transferisse o saldo para a conta principal,
Caso algum problema fosse apresentado durante o processo de transferência do saldo da conta principal ou dos spaces, o usuário deveria enviar detalhes para o e-mail ajuda@n26brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro detalhe exposto na época foi referente as faturas em aberto, que mesmo com o encerramento, deveriam ser pagas e se possível até mesmo adiantadas.
Caso o usuário perdesse a data limite para retirada do saldo remanescente, deveria preencher um formulário que ficou disponível no aplicativo e aguardassem a avaliação por 10 dias úteis.

O N26 teve cartões cancelados e contas encerradas (Reprodução: Internet)
Já os cartões, que já foram cancelados, poderiam ser descartados desde que os seus chips de segurança fossem devidamente cortados
Além disso, apesar da operação ter sido encerrada, os usuários continuariam com o acesso do Informe de Rendimentos até o início do ano de 2024.
No dia 18, quando o aplicativo da N26 foi encerrado de vez no Brasil, a plataforma mostrou apenas uma tela, indicando um formulário de solicitação de retirada do saldo restante, caso houvesse.
Agora, ao entrar no site da fintech, um anúncio sobre o encerramento foi emitido como podem ver na imagem abaixo:

Aviso atual no site da N26 (Foto Reprodução/N26)
Quando que os bancos digitais surgiram no Brasil?
Como é do conhecimento de todos, os bancos digitais estão dominado o mercado financeiro na atualidade.
De acordo com o Gran, no Brasil, os primeiros bancos digitais foram lançados em 2016:
- Original
- Neon
- Inter
Só no ano de 2017 que o Nubank lançou a sua conta digital, até então a empresa oferecia apenas cartões de crédito.
Esses diversos bancos digitais surgiram a partir de uma regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) do Ministério da Fazenda e do Banco Central do Brasil (BCB). Em geral, a principal norma reguladora é a resolução nº 4.656/2018.
Além disso, no Brasil, os principais responsáveis pela fiscalização de todos os bancos digitais ou não são o próprio Banco Central (BC) e o Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Esses órgãos são responsáveis por legislar, regular e normatizar sobre o tema.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.