Encerramento de transmissões: O triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/04/2024 10h02

2 min de leitura

Imagem PreCarregada

Saiba todos os detalhes sobre o triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu

No Brasil, como todos sabem, podemos contar com grandes emissoras de TV abertas, que são escapes para os trabalhadores brasileiros, que vivem em meio a uma rotina de trabalho cansativa. Por exemplo, podemos citar gigantes como a Globo, Record, RedeTV!, e Band.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nesta segunda-feira (1), o TV Foco relembra simplesmente sobre o encerramento de transmissões de um canal amado. Com direito a um triste adeus de emissora de TV aberta que enfrentou crise e não resistiu, vocês ficarão por dentro de todos os detalhes agora.

Estamos falando da tão famosa TV Tupi. Para quem não sabe, a emissora esteve em atividade no Brasil de 1950 a 1980, e sem dúvidas foi a grande líder de audiência na década de 50. Tanto é, que a emissora é sempre lembrada até os dias atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua programação também contou com programas que marcou toda uma geração e é lembrando até hoje com muito carinho e esmero, como, por exemplo, o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas. Para quem não sabe, a Tv Tupi também foi a grande responsável pelas primeiras transmissões ao vivo no Brasil, sendo, então, um marco histórico.

Contudo, a verdade é que uma grande crise chegou e a TV Tupi não resistiu.  Em 1980, após problemas administrativos e financeiros, a Tupi foi impedida de renovar suas concessões e seu sinal foi encerrado em 18 de julho, às 12h36, no edifício sede em São Paulo, sob protestos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isso porque mesmo com os atrasos nos pagamentos, muitos funcionários não queriam o fim da TV Tupi. Assim, eles chegaram a fazer uma vigília para evitar o fim da emissora, mas os esforços, as cenas de choro e completo desespero, não foram suficientes para impedir.

Dito isso, em entrevista à BBC, em 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), disse que a dificuldade encontrada pela empresa foi a má administração. “Quando o Chatô morreu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que aconteceu com a TV Tupi?

Por amor ao canal, muitos dos contratados não queriam desistir da emissora e chegaram até mesmo a fazer uma vigília tentando evitar o seu fim.

“Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos, respeite nosso trabalho, respeite a todos nós. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente [Figueredo]. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas, nós estamos chorando para trabalhar, nós queremos trabalhar”, disse um dos trabalhadores durante a transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nada adiantou e a TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.