Falência, novelas interrompidas e demissão em massa: O fim de emissora de TV, rival da Globo, após 42 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

20/04/2024 11h37

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A falência de emissora de TV famosa no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Emissora, rival da Globo, teve a falência decretada

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a TV segue sendo uma verdadeira fonte de entretenimento. Atualmente, existem inúmeras emissoras que bomba no passado, mas no meio do processo, algumas ficaram pelo caminho. Tanto que nessa matéria falaremos a respeito da falência de um canal, que era rival da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim da TV Tupi. O canal foi extinto em 18 de julho de 1980. Segundo o UOL, a emissora de televisão, que foi a primeira do país e também da América do Sul, foi impedida de renovar suas concessões após problemas administrativos e financeiros, e teve seu sinal encerrado sob protestos.

A crise da emissora rival da Globo, no entanto, começou anos antes do seu fechamento. No decorrer da década de 1970, apesar de manter o segundo lugar em audiência e faturamento, as adversidades começaram a se agravar com o enfrentamento de greves, processos trabalhistas, demissões e dívidas. A situação foi ficando insustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Tupi (Foto: Reprodução/ Internet)
TV Tupi foi a emissora que foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)

Apesar de muitos funcionários terem ficado sem receber salários, alguns deles propuseram continuar tocando a emissora. Na época, João Figueiredo, último mandatário da Ditadura Militar no Brasil, não aceitou a proposta e assinou o decreto que colocava um fim no canal. Uma vigília chegou a ser feita na tentativa de salvar o canal.

Ainda assim, em transmissão ao vivo realizada por cerca de 18 horas, na TV Tupi do Rio de Janeiro, e comandada pelo locutor e apresentador Jorge Perlingeiro, alguns funcionários, artistas e telespectadores se esforçaram na vigília visando evitar o fim do canal. Os esforços e as cenas dramáticas não deram muito certo e o desfecho não foi evitado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. - Foto; reprodução/Internet
Funcionários fizeram uma vigília visando evitar o fim do canal. – Foto: Reprodução/Internet

“Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos, respeite nosso trabalho, respeite a todos nós. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente [Figueredo]. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas, nós estamos chorando para trabalhar, nós queremos trabalhar”, disse um dos trabalhadores.

Como foi o encerramento da TV Tupi?

Dessa forma, em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, foram até a sede da TV Tupi, no 10º andar de um prédio na avenida Professor Alfonso Bovero, em São Paulo, e lacraram os transmissores. O mesmo ocorreu nas afiliadas do canal rival da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.