Definitivamente fechada: O fim de fábrica nº1 de automóveis em MG após 20 anos e choro de motoristas

Fábrica número 1 de Minas Gerais, é oficialmente encerrada após crise e hoje é uma saudade para os mineiros apaixonados por automóveis

06/04/2025 7h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fábrica de automóveis que encerrou em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

O fim de fábrica número 1 de automóveis com sede em Minas Gerais que veio para ser a marca de carros queridinha dos brasileiros e saiu de cena antes de realizar desejo

No Brasil há grandes fábricas de automóveis e é um setor promissor no Brasil. Os brasileiros amam andar de carro e é sempre o sonho de muitos ter algum veículo em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por conta disso, as fábricas estão situadas nos principais centros. Onde tem o maior número de pessoas é geralmente, onde os empreendimentos querem está. E com o setor de automóveis não é diferente.

Uma região que as fábricas se interessam é Minas Gerais, afinal, ele é o segundo maior estado do Brasil em número de habitantes, afinal, até janeiro de 2025, sua população estava na casa dos 20,5 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, grandes empreendimentos se instalam por lá. E hoje, o time de especialistas em empresas do TV Foco, a partir de informações dos sites Clube do JPX e Mundo JPX, hoje irá falar sobre um fim inesperado.

ADEUS DE FÁBRICA DE AUTOMÓVEL

  • Fábrica de automóvel se situava em Minas Gerais;
  • Ela encerrou após fazer sucesso;
  • Queria ser a número 1;
  • Mas, hoje só é história.

O FIM DE FÁBRICA HISTÓRIA

Trata-se da JPX do Brasil Ltda, que foi criada em 1992 pelo empresário Eike Batista com o objetivo de produzir no Brasil um jipe apto às atividades de mineração do seu conglomerado industrial.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas, o projeto era ainda mais ambicioso, afinal, eles queriam também atender ao mercado nacional de veículos utilitários. A empresa foi a França para conseguir um modelo de jipe com essas qualidades.

Dessa maneira, adquiriu a licença para produção do modelo A-3 da Auverland e passou a montar uma versão modificada em Pouso Alegre, Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da ousadia e o que o projeto estava propondo, eles duraram apenas 10 anos no mercado. Afinal, em 2002 encerraram sua história, mas, não sem antes montarem carros históricos.

O FIM

A fábrica tinha uma estimativa ousada para o funcionamento, contudo, nunca atingiu o volume de vendas planejado e os veículos ficavam acumulados no pátio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa maneira, tiveram tentativas de exportar modelos militares de seus veículos para países do oriente médio e África, porém sem sucesso. Então, a marca ficou desacredita. Sem vendas, pararam a produção.

Então, após isso, veio o fechamento oficial da empresa em 2002, após um longo tempo de inatividade e poucos veículos vendidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÕES FINAIS

Uma fábrica de automóveis popular em Minas Gerais, chegou ao fim após não conseguir vender o montante de carros que desejava. Apesar disso, no tempo que esteve operando, chamou a atenção do público.

QUANTAS FÁBRICAS DE CARRO TEM NO BRASIL?

No Brasil, há mais de 60 fábricas de automóveis, e entre elas temos GM, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, Toyota, Ford, Chery, Honda e Hyundai. São marcas que fazem sucesso entre os brasileiros.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSE OUTRO FECHAMENTO EM MINAS GERAIS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.