Fracasso e encerramento de produções: Fim de montadora substituta da Ford no Brasil deixa motoristas em choque

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/07/2024 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Adeus a gigante que era para ser substituta da Ford (Foto: Divulgação)

Grande montadora que poderia ser a grande substituta da Ford no Brasil teve que encerrar produções de seus modelos e conheceu seu fim antes da hora no mercado nacional

A Ford deixou o Brasil em 2021, após encontrar muitas dificuldades para continuar atuando no mercado nacional. Por conta disso, a empresa optou por apenas vender por aqui e não vai fabricar. Mas, ainda há outras montadoras brilhando no cenário nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, o nosso foco é comentar sobre uma gigante que deveria ser a grande substituta da Ford no Brasil, mas, saiu de cena antes do esperado e deixou saudades. O encerramento de suas produções foi triste e hoje a gigante é apenas uma memória.

Estamos falando da Matra Veículos, que foi uma empresa brasileira fabricante de veículos utilitários, sediada no município de Ibaiti, no Paraná. A montadora foi fundada em 2001 pelo empresário e fazendeiro paulista Nivaldo Rubens Trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia da gigante era ofertar um veículo utilitário simples, mas robusto, para as atividades do campo, cobrindo a lacuna deixada pelas picapes F-75 da Willys/Ford. Assim, a tendência é que ela fosse uma substituta natural da Ford, mas, infelizmente, os planos não deram certo.

Conforme informações do site Gazeta do Povo, Trama investiu US$ 1,2 milhão na compra de um pavilhão de 5 mil metros quadrados e de equipamentos para produzir até 100 unidades por mês. Apesar do alto investimento e principalmente foco em conquistar o mercado, não deu certo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Acontece que a pick-up da Matra foi um fracasso comercial, devido à alta concorrência do seu segmento. Dessa maneira, em 3 anos, foram vendidas apenas 116 unidades, sendo parte delas exportadas para países da América Latina. Com isso, no final de 2004 a produção foi interrompida e em agosto de 2005, foi suspensa definitivamente e a empresa encerrou as atividades. O maquinário foi vendido para um grupo amazonense, transferindo a linha para Manaus. E assim acabou o sonho.

QUANDO A FORD CHEGOU AO BRASIL?

A Ford chegou ao Brasil em 24 de abril de 1919 e após quase 100 anos de história no mercado nacional, nos abandonou oficialmente em 2021. Ainda é possível comprar os modelos, afinal, a empresa deixou pontos de vendas por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que no Brasil ainda há grandes montadores, como Toyota, Fiat, Volkswagen, Renault e recém-chegada Byd, que promete ser nos próximos anos uma das maiores concorrentes do mercado de elétricos. Ela já está vendendo bem agora em 2024, e a tendência é só subir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: [email protected] Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.