Encerramento de produções: O fim de moto AMADA da YAMAHA, arrancada de montadoras após décadas no Brasil

O fim de moto amada
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as motos se tornaram um dos transportes mais queridinhos do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, algumas montadoras se tornaram populares, nisso podemos citar a Yamaha e até mesmo a Honda.
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A exemplo do que acontece com os carros, as motos também precisam de renovação em seu catálogo. Dessa vez, citaremos o fim de um dos veículos mais badalados de uma famosa marca. Estamos falando sobre a extinção da Yamaha TMax.
As informações são do portal Motonline. Há alguns anos, a Yamaha TMax chegou ao Brasil custando a “bagatela” de R$ 42.500. Na época, o valor representava quase 60 salários mínimos.
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Yamaha TMax foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)
Apesar do preço nas alturas, a moto era uma referência em conforto e desempenho, com seu motor de dois cilindros em linha e 530cc. Contudo, os consumidores ficaram indispostos a pagar tanto por uma scooter. Em seus 4 anos no mercado nacional vendeu menos de 400 unidades.

Yamaha TMax foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)
Qual motor dura mais Honda ou Yamaha?
Uma das características distintivas dos motores Yamaha é o uso de revestimento cerâmico na camisa do pistão. Essa escolha de material tem sido reconhecida por contribuir para motores mais potentes e duráveis. A principal razão por trás disso está na capacidade do revestimento cerâmico de diminuir o coeficiente de dilatação térmica.
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O coeficiente de dilatação térmica é uma medida que descreve o quanto um material se expande ou contrai em resposta a mudanças de temperatura. Em motores de combustão interna, como os usados em motocicletas, as temperaturas podem variar significativamente devido ao calor gerado durante o funcionamento.
Ao utilizar revestimento cerâmico na camisa do pistão, a Yamaha consegue controlar de forma mais eficaz a expansão térmica dessa parte crítica do motor. Isso resulta em uma série de benefícios, incluindo:
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- Maior Eficiência Térmica: Com a redução da expansão térmica, a eficiência térmica do motor é melhorada. Isso significa que mais energia é convertida em potência útil, tornando o motor mais potente.
- Maior Durabilidade: O revestimento cerâmico ajuda a proteger a camisa do pistão do desgaste causado pelo atrito e pelo calor. Isso contribui para uma vida útil mais longa do motor.
- Menos Desgaste: A redução do desgaste significa que as peças móveis do motor, como pistões e anéis, mantêm sua integridade por mais tempo, reduzindo a necessidade de substituição frequente.
- Menos Folga nos Componentes Internos: O controle da expansão térmica também ajuda a manter as folgas entre as peças internas do motor dentro de limites ideais, o que é crucial para o desempenho e a durabilidade.
Por outro lado, na Honda, a utilização desse tipo de revestimento cerâmico pode não ser uma característica padrão em todos os modelos de motores.
Fonte: G1 e Uol.
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Honda e Yamaha – Montagem TVFOCO
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Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br