Venda à rival, morte do dono e adeus: O fim de rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Eletrodomésticos / Logo da Brastemp - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o fim de uma famosa rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp

Uma importante fabricante surgiu no Brasil na década de 40. Criada pela família Prosdócimo, a Refripar tinha como foco a produção de geladeiras, congeladores, entre outros diversos, para enfrentar rivais como a Brastemp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso foi absoluto. Na época, a empresa paranaense passou a lançar os produtos com o mesmo nome da família responsável, colocando as mercadorias da “Prosdócimo” entre as mais vendidas do país, assumindo a vice-liderança.

Foi uma longa temporada presente na casa de milhões de pessoas. Porém, a fusão com outra gigante companhia do setor acabou fazendo com que sumissem do mapa. No fim do século passado, a marca passou a desaparecer gradualmente das lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Folha de S. Paulo, em maio de 1996, a Electrolux comprou 100% das ações da Refripar, virando a dona da Prosdócimo. Surpreendentemente, a sueca viu suas vendas aumentarem em cerca de 26,7% no período de 1 ano, se tornando praticamente imbatível.

Inicialmente, os produtos passaram a ser vendidos como “Electrolux-Prosdócimo”. Porém, em poucos meses, o antigo nome foi apagado da linha de produção. O presidente da época, Antônio Carlos Romanoski, justificou que a extinção se deu por conta de uma questão estratégica.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os antigos produtos Prosdócimo foram vendidos para a Electrolux há quase 30 anos e acabaram tendo o nome extinto do mercado (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a família Prosdócimo?

Depois de se vender e mudar sua razão social para a atual dona, o nome desapareceu. Em maio de 2018, Sérgio Prosdócimo, um dos herdeiros da empresa e responsável pela antiga gestão, morreu aos 76 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

Sérgio Prosdócimo, um dos responsáveis pela empresa, morreu em 2018, aos 76 anos de idade (Foto: Gilson Abreu)

Para quem não sabe, o empresário Sergio Prosdócimo foi conselheiro e ex-presidente do Coritiba entre 2000 e 2001 e também um dos maiores empresários do país, na década de 70, quando comandou a Refripar (Refrigeração Paraná S/A), e chegou a dominar o mercado de freezers e geladeiras no Brasil. Em 1996 ele vendeu a Refripar para a Electrolux. O empresário morreu em casa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile