O fim de rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp https://tvfoco.uai.com.br/o-fim-de-rede-de-eletrodomesticos-tao-grande-quanto-a-brastemp O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sun, 28 Sep 2025 13:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Venda à rival, morte do dono e adeus: O fim de rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp https://tvfoco.uai.com.br/o-fim-de-rede-de-eletrodomesticos-tao-grande-quanto-a-brastemp/ Sun, 11 Aug 2024 17:00:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2026431 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Eletrodomésticos / Logo da Brastemp - Montagem: TVFOCO
Eletrodomésticos / Logo da Brastemp - Montagem: TVFOCO
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tudo sobre o fim de uma famosa rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp

Uma importante fabricante surgiu no Brasil na década de 40. Criada pela família Prosdócimo, a Refripar tinha como foco a produção de geladeiras, congeladores, entre outros diversos, para enfrentar rivais como a Brastemp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sucesso foi absoluto. Na época, a empresa paranaense passou a lançar os produtos com o mesmo nome da família responsável, colocando as mercadorias da “Prosdócimo” entre as mais vendidas do país, assumindo a vice-liderança.

Foi uma longa temporada presente na casa de milhões de pessoas. Porém, a fusão com outra gigante companhia do setor acabou fazendo com que sumissem do mapa. No fim do século passado, a marca passou a desaparecer gradualmente das lojas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Folha de S. Paulo, em maio de 1996, a Electrolux comprou 100% das ações da Refripar, virando a dona da Prosdócimo. Surpreendentemente, a sueca viu suas vendas aumentarem em cerca de 26,7% no período de 1 ano, se tornando praticamente imbatível.

Inicialmente, os produtos passaram a ser vendidos como “Electrolux-Prosdócimo”. Porém, em poucos meses, o antigo nome foi apagado da linha de produção. O presidente da época, Antônio Carlos Romanoski, justificou que a extinção se deu por conta de uma questão estratégica.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Electrolux, Prosdócimo
Os antigos produtos Prosdócimo foram vendidos para a Electrolux há quase 30 anos e acabaram tendo o nome extinto do mercado (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a família Prosdócimo?

Depois de se vender e mudar sua razão social para a atual dona, o nome desapareceu. Em maio de 2018, Sérgio Prosdócimo, um dos herdeiros da empresa e responsável pela antiga gestão, morreu aos 76 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

Prosdócimo
Sérgio Prosdócimo, um dos responsáveis pela empresa, morreu em 2018, aos 76 anos de idade (Foto: Gilson Abreu)

Para quem não sabe, o empresário Sergio Prosdócimo foi conselheiro e ex-presidente do Coritiba entre 2000 e 2001 e também um dos maiores empresários do país, na década de 70, quando comandou a Refripar (Refrigeração Paraná S/A), e chegou a dominar o mercado de freezers e geladeiras no Brasil. Em 1996 ele vendeu a Refripar para a Electrolux. O empresário morreu em casa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Venda à rival, morte do dono e adeus: O fim de rede de eletrodomésticos tão grande quanto a Brastemp appeared first on TV Foco.

]]>