Portas fechadas e calote nos funcionários: O triste fim de rede gigantesca de farmácias em SP

Rede famosa de farmácias fechou as portas
Quando uma empresa fecha as portas, os funcionários são prejudicados e os clientes perdem mais uma opção. Acontece que iremos destacar o fim de uma rede gigantesca de farmácias em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que nos últimos anos, vários empresários investiram alto em farmácias espalhadas por todo o Brasil. Principalmente no período em que a saúde mundial estava em crise, isso funcionou muito bem em vários países.
SAIBA MAIS! Raia, Drogasil, Drogaria São Paulo e mais provavelmente não contam: 5 perigos ao informar CPF em farmácias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, após a pandemia do coronavírus, a situação mudou bastante. De acordo com um levantamento da Close-Up International, pelo menos 5 mil farmácias repassaram o ponto depois que o caos sanitário passou a ser controlado.
Sendo assim, uma famosa rede de farmácias fechou as portas em SP. Estamos falando da PoupaFarma que encerrou as atividades em março de 2023 com o fim de 80 unidades.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Representantes da empresa, que também são donos da Farma Delivery, estudavam entrar com um processo de Recuperação Judicial. O caso correu na 1ª Vara Regional de Competência empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, por mais que a farmácia garantisse que voltará às suas atividades em breve, desde o final de 2022, a empresa vinha acumulando dívidas com seus funcionários.
Dessa forma, os colaboradores deixaram de receber o vale-alimentação e férias, onde a emprega alegava falta de recursos para tal. Além disso, os trabalhadores também não receberam os repasses ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de uma nota enviada ao jornal A Tribuna, a PoupaFarma anunciou que tinha dado início à implantação de um projeto de readequação de sistemas e modelo de abastecimento.
“Desse trabalho, o grupo pretende evoluir num sistema multicanal, com forte ação das plataformas digitais desenvolvidas nos últimos dois anos. A plataforma de lojas físicas está sendo reavaliada e parte delas pode ser reformulada em um novo modelo de operação ou evoluir num contexto de franquias regionais”, declarou na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PoupaFarma, Farmácias
A FARMÁCIA REABRIU AS PORTAS?
No dia 14 de agosto de 2023, a empresa anunciou a reabertura da loja localizada no bairro de Vila Mathias em Santos, litoral de São Paulo.
A empresa também passou a concentrar as vendas online e anunciou parcerias com outras farmácias para atender as demandas dos clientes.
As informações no site oficial da PoupaFarma destaca que a empresa fundada em 2007 segue em expansão com a proposta de oferecer remédios baratos, viabilizar tratamentos médicos e, consequentemente, promover uma série de inovações e melhorias na vida dos seus clientes. Não foi divulgado a situação dos colaboradores.
O fato é que não foi necessário o pedido de Recuperação Judicial, mas a empresa segue tentando atravessar a crise, revertendo as portas fechadas e os calotes nos funcionários, além de seguir comercializando produtos farmacêuticos para os seus milhares de clientes na Baixada Santista, Vale do Paraíba e na capital paulista.

PoupaFarma está funcionando atualmente (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br