419 lojas, 2500 vagas e 20 andares: O fim e abandono de shopping gigante de SP, maior rival do Internacional

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/06/2024 12h09

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Shopping que tinha tudo para rivalizar com o Internacional Shopping acabou no mais completo abandono em SP (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internacional/Bing)

Shopping gigantesco localizado no estado de São Paulo está no mais completo abandono

E um shopping gigantesco, localizado em uma das regiões mais populosas do estado de São Paulo, acabou ficando no mais total abandono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do que seria o famoso shopping da Vila Fátima, bairro de Guarulhos e que acabou virando um verdadeiro “elefante branco” na região após ter as suas obras abandonadas.

De acordo com o portal Guarulhos Todo Dia, essa imponente e suntuosa obra começou na virada da década de 80 para 90, ou seja, há cerca de 35 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela até chegou a ser retomada em 2009, porém por conta dos embargos da Justiça por questões ambientais e dívidas com a Prefeitura, o empreendimento que daria tudo pra ser um forte concorrente do Internacional Shopping, foi impedido de ser inaugurado.

Apenas para contextualizar, o Internacional Shopping é um dos pontos mais famosos e tradicionais da região de Guarulhos, ele foi inaugurado ainda em 1998, na antiga fábrica Olivetti, e hoje conta com mais de 390 operações dos mais diversos segmentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ou seja, praticamente na mesma época em que o Vila Fátima inauguraria caso não tivesse esses desafios no caminho …

Cenário de abandono

Em um vídeo compartilhado através do Youtube, pelo canal do próprio canal do Guarulhos Todo Dia, deu para ver como o bairro ao redor se desenvolveu em torno do esqueleto que ficou o empreendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em frente à entrada principal, a movimentada avenida Otávio Braga de Mesquita e constituída por casas, empresas, prédios comerciais entre outros.

Atrás, dá para visualizar um córrego que separa o shopping dos condomínios residenciais. As paredes do que era para ser o empreendimento estão todas pichadas, inclusive na parte de dentro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O elefante branco da Vila Fátima se chamaria na verdade “Shopping Center Guarulhos” nos anos 90, mas devido aos problemas já citados isso não ocorreu.

Guarulhos, então, ficou apenas com o Poli Shopping, o primeiro centro comercial da cidade, em funcionamento desde 1989 e fundado pela família Veronezi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Os problemas em sua profundidade …

Anos depois, O Grupo Sá Cavalcante assumiu o negócio do shopping abandonado na Otávio Braga.

Guarulhos é o lugar que a empresa definiu como porta de entrada para começar a funcionar em solo paulista.

No ano de 2009, se chegou a acreditar que o plano sairia do papel, pois recebeu o sinal verde da Prefeitura, na época comandada por Sebastião Almeida, para retomar as obras na Vila Fátima.

Mas como mencionamos, levando o nome de “Shopping Plaza Guarulhos”.

De acordo com o entendimento do Poder Executivo na ocasião, o empreendimento respeitava a legislação ambiental vigente ao final da década de 80, quando começou a ser construído.

Porém, depois a lei foi alterada e, com isso, a obra ficou ultrapassada do ponto de vista ambiental.

Marcos Antônio Carlos, o até então diretor da Secretaria do Meio Ambiente, entendeu que não dava para retroagir a lei e prejudicar os negócios que o shopping geraria.

Por isso, a Prefeitura de Almeida exigiu contrapartidas do Grupo Sá Cavalcante para conceder o alvará para a retomada da obra do shopping abandonado, como a doação de um terreno de 12 mil metros quadrados para a construção de moradias populares, o plantio de 1.200 árvores dentro do empreendimento e a doação de 3.000 mudas de árvores para o poder público.

Apesar de a Prefeitura ter concedido os alvarás necessários, o caso foi parar na Justiça. No início de 2010, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos concedeu liminar para suspender os trabalhos no shopping.

A sentença dizia que obra tinha potencial de ensejar danos ambientais severos, tendo em vista a não apresentação dos estudos de possíveis impactos que a obra poderia causar.

Então, o líder da oposição ao governo do prefeito Sebastião Almeida e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, o vereador Geraldo Celestino montou um relatório que apontava supostas irregularidades no empreendimento da Vila Fátima.

O político disse que a prefeitura não pediu o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), concedeu o alvará em menos de um mês, quando esse trâmite leva no mínimo 5 meses, e indicou que o shopping acumulava dívidas de IPTU na casa dos R$ 15 milhões.

O Grupo Sá Cavalcante, representantes do comércio local, alguns moradores e vereadores que faziam parte da bancada do prefeito Almeida tentaram reverter a liminar.

Chegaram até a fazer protestos em frente ao empreendimento e à Câmara Municipal, mas todos esses esforços foram em vão.

Desde a decisão judicial do ano de 2010, a obra do Shopping da Vila Fátima nunca mais foi retomada.

Potencial …

Ainda de acordo com o portal Guarulhos Todo Dia, apesar desse impasse, o Grupo Sá Cavalcante confirmou que ainda tem projetos para um grande centro comercial na cidade.

O terreno onde fica o shopping abandonado da Vila Fátima tem cerca de 40 mil metros quadrados.

Porém, o empreendimento teria cerca 130 mil metros quadrados de área construída, considerando todos os andares e uma torre comercial que seria erguida ali ao lado.

O custo estimado chegava a R$ 110 milhões.

O projeto incluía 419 lojas, três restaurantes, 2.500 vagas de estacionamento, cinema com 2.000 assentos e centro empresarial de 20 andares com 288 salas comerciais. O negócio geraria mais de 4.000 empregos.

Vale ainda dizer que no ano de 2017, a gestão Guti atendeu a um projeto do então vereador Eduardo Carneiro e avaliou a possibilidade de transformar a construção abandonada em um centro administrativo municipal.

No entanto, um grupo técnico deu um parecer negativo à ideia, dizendo que era inviável.

Quais são os principais shoppings da região de Guarulhos?

De acordo com um levantamento feito pelo Quinto Andar, os principais shoppings da região de Guarulhos são:

  • Internacional Shopping Guarulhos
  • Parque Shopping Maia
  • Shopping Bonsucesso
  • Shopping Pátio Guarulhos
  • Poli Shopping

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.