Shopping gigantesco do Rio de Janeiro acabou demolido após uma série de irregularidades e situação escandalosa veio à tona
No ano de 2021, um verdadeiro escândalo envolvendo um imóvel comercial, onde funcionaria um grande shopping na região do RJ, explodiu e causou choque em milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O shopping no caso pertencia a milícia do Rio das Pedras e da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro, e acabou sendo demolido no dia 10 de dezembro de 2021.
De acordo com o portal Metrópoles, essa construção irregular de dois andares, avaliada em um valor multimilionário de R$ 5 milhões, foi alvo de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O shopping, erguido em área pública na Estrada do Itanhangá, ainda não tinha projeto aprovado.
No chão
De acordo com declarações feitas por técnicos da Prefeitura do Rio, na época, não tinha como assegurar que a estrutura da construção fosse segura.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 26 de novembro de 2021, a mesma força-tarefa destruiu um outro imóvel, também em Rio das Pedras, no valor de R$ 2 milhões.
O edifício também foi construído em uma via pública do bairro, que é controlada pela milícia da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa operação da demolição do edifício foi executada pelo Ministério Público e pela Prefeitura do Rio, com apoio do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (CPAm), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio).
A prefeitura do Rio de Janeiro já havia enviado engenheiros e um arquiteto da Coordenadoria Geral de Licenciamento e Fiscalização e Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística para o local.
Ainda de acordo com a prefeitura, a construção não parou mesmo após as medidas para embargo da obra serem tomadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a importância dos shoppings no Brasil?
Seja para fazer compras ou ter momentos de lazer, entretenimento, cultura e gastronomia, os shoppings centers acabam sendo uma escolha comum entre os consumidores do Brasil.
Fora isso eles ainda representam um setor de grande impacto para a economia.
De acordo com o portal Negócios SC, apesar de muitos desafios, no ano 2023, o setor ainda atingiu o maior faturamento da série histórica da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).