Lanche do McDonald’s deu adeus após grave denúncia e empresa precisou se pronunciar sobre o ocorrido
O McDonald’s é uma das redes de fast food mais amada pelo público ao redor do mundo.
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Acredito que todos que estão lendo esse texto agora deve ter uma lista de lanches favoritos da rede, não é mesmo?
Porém, apesar da predileção, em abril do ano de 2022, o Mc Donald’s chegou a ser alvo de uma enxurrada de reclamações devido a um lanche aclamado de seu cardápio.
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De acordo com o Seu Crédito Digital, as reclamações foram tão intensas, que o Procon foi acionado e o restaurante foi obrigado a retira-lo de seu cardápio.
Estamos falando dos famosinhos sanduíches da linha “Mc Picanha”.
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Intervenção do Procon
De acordo com o portal CNN, uma notificação do Ministério da Justiça e do Procon-SP, cobraram explicações sobre o hambúrguer que possuía o corte da carne apenas no nome e no molho com aroma natural do mesmo.
Ou seja, o lanche foi visto como uma verdadeira “farsa” e muitos clientes se sentiram enganados pela rede.
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Na ocasião o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) anunciou que iria investigar a campanha publicitária do McDonald´s cuja qual prometia o famigerado lanche de picanha.
Retratação pública
Depois que o blog “Coma com os Olhos” divulgou que os lanches possuíam apenas “molho sabor picanha”, o McDonald’s admitiu a fraude publicitária e pediu desculpas por meio de um comunicado oficial a todos os seus clientes:
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“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”- Declarou o Mc Donald’s na época
Inclusive, na mesma época, o Mc Donald’s chegou a fazer um comercial para reinterar o pedido de desculpas aonde dizia o seguinte:
“Agora é hora dos novos Mac… OPA, opa, opa! Foi mal, galera! A gente vacilou na escolha do nome do nosso novo sanduíche”– Iniciou o anúncio que continuou:
“Por isso, a gente resolveu tirá-lo do cardápio. O sanduíche com a maior cara do Mac e o delicioso molho sabor picanha, merece um novo nome. Então vamos fazer assim, depois a gente volta, com outro nome e com o mesmo sabor que a galera amou” – Finalizou
Venda proibida
No Distrito Federal, a venda do sanduiche foi terminantemente proibida no dia 28 de abril daquele mesmo ano.
A decisão do Procon partiu da denúncia de um consumidor, que também alegava que o produto anunciado não teria picanha em sua composição, ou seja, justamente o corte de carne que leva o nome do sanduíche.
Vale destacar que o Código de Defesa do Consumidor prevê que a propaganda enganosa é configurada por qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
A decisão do Procon do Distrito Federal foi cautelar e se justificou pela urgência em se coibir a prática lesiva a outros consumidores.
Qual foi o posicionamento do McDonald’s diante da “farsa” do Mc Picanha?
De acordo com o portal SBT News, além do comunicado descrito acima, a rede de fast food confirmou que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, não tinha de fato a picanha em sua composição.
E ainda voltou a lamentar que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores:
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.
Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”.
Vale mencionar que o sanduíche continua fora do cardápio.