Engolida pela Brastemp e Consul: O fim vexatório de uma gigante dos eletrodomésticos após 50 anos no Brasil

A Brastemp e a Consul são duas empresas queridinhas dos consumidores brasileiros. Aliás, as marcas estiveram no centro de uma grande polêmica, visto que foram engolidas por uma grande rival, que teve o fim vexatório confirmado
Não precisa ser um especialista no assunto para concluir que a Brastemp e a Consul são duas grandes marcas que possuem a preferência nacional quando se trata de eletrodomésticos. No passado, entretanto, esse mercado era dominado por outra empresa. Ela fez um enorme sucesso entre os brasileiros e acabou ganhando uma enorme parcela dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a gigante Semer, que foi uma empresa brasileira fabricante de eletrodomésticos, principalmente fogões, sediada em São Paulo. De acordo com informações da Wikipédia, a empresa foi fundada em 1946, sob o nome oficial de Indústria Semeraro e Cia. Ltda. Na ocasião, eles fabricavam fogões a gás de três e quatro bocas.
Em meados de 1973, a empresa tinha quatro modelos de fogões, incluindo os de mesa/camping de 2 bocas. Ainda na década de 1970, começa a produzir fogões de 6 e 8 bocas e fogões com forno e acendimento automático embutido e a exportar os seus produtos. Em 1984 a empresa foi incorporada ao Grupo Brasmotor. Entretanto, uma fusão histórica acabou acontecendo e chocando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma matéria divulgada pela Folha de S. Paulo, no dia 25 de março de 1994, Miguel Etchenique, então presidente do conselho administrativo do Grupo Brasmotor, havia anuncia no dia 24 de março daquele ano, a criação da Multibrás S/A Eletrodomésticos, fusão da Brastemp e Consul. A fusão criou a maior indústria de eletrodomésticos de linha branca da América Latina.

Brastemp e Consul aniquilaram uma concorrente (Foto: Divulgação)

Fogão da marca Semer (Foto: Reprodução / Internet)

Fogão da Semer (Foto: Reprodução/Internet)
As marcas Brastemp, Consul e Semer se tornaram todas subsidiárias da Multibrás. Na época, foi anunciado que produtos das três gigantes seguiriam sendo fabricados. Contudo, em 1996, a Semer foi retirada do mercado por questões estratégicas. Na ocasião, a notícia causou um grande impacto em todos os consumidores e pegou todo mundo completamente de surpresa, pois ninguém esperava.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Qual a maior empresa de eletrodomésticos do mundo?
De acordo com informações da Wikipédia, a Whirlpool Corporation é a maior fabricante mundial de eletrodomésticos sediada na cidade de Benton Harbor, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. A companhia é detentora de diversas marcas famosas eletrodomésticos ao redor do mundo como Whirlpool, KitchenAid, Consul, Brastemp, B.blend, Maytag, Indesit, Hot Point, Bauknecht, Amana, Acros, Diqua, Gladiator, dentre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Taís Araújo
Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com