Dívida em dobro: O golpe da falsa quitação no Serasa que mantém seu nome no SPC

Golpistas mantêm nomes presos ao SPC enquanto enganam vítimas com promessas de quitação falsa no Serasa; Confira

11/12/2025 20h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Serasa - Dívida (Foto: Reprodução)

Golpistas mantêm nomes presos ao SPC enquanto enganam vítimas com promessas de quitação falsa no Serasa

O golpe que promete quitar sua dívida e “limpar o nome” usando o nome do Serasa está cada vez mais comum e perigoso. Golpistas se aproveitam da grande procura por renegociação de dívidas para se passar pela própria instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles imitam o visual da Serasa e das campanhas oficiais, como o Feirão Limpa Nome. Assim eles ganham confiança e convencem pessoas a pagar por algo que não existe ou a entregar dados sensíveis.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Dívidas Serasa – Foto Reprodução Montagem

Mensagens falsas chegam por WhatsApp, e-mail, SMS e redes sociais com ofertas de descontos enormes e links que parecem oficiais. Esses links, no entanto, levam a páginas que imitam o site real da Serasa ou a chats que copiam a assistente virtual. A promessa costuma ser a mesma: “clique aqui agora e limpe seu nome em minutos”. Contudo, o problema é que, ao clicar, a vítima pode perder dados pessoais e dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a própria Serasa, nem sempre os golpes usam apenas sites falsos. Também há perfis falsos e números de WhatsApp que se dizem ser “atendimento oficial”. No entanto, a Serasa tem um número oficial para negociações e atendimento, e ele sempre aparece com selo de verificação no WhatsApp.

Por isso, se o contato não tiver esse selo, provavelmente é fraude. Além disso, boletos ou chaves Pix enviados fora dos canais legítimos quase sempre são falsos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Veja mais noticias em ZéNewsAi

Como se proteger do Golpe do Serasa Limpa Nome?

Outra variação comum é conhecida como “contato quente na Serasa”. A tática consiste em alguém dizer que possui acesso privilegiado à instituição e que pode oferecer uma negociação especial. Essa pessoa costuma usar redes sociais ou comentários em postagens para atrair vítimas. Mesmo parecendo legítima, essa promessa é falsa e serve apenas para estender o engano.

Uma forma típica de atrair vítimas é criar sensação de urgência com ofertas de tempo limitado ou descontos extraordinariamente altos. Em alguns casos, vídeos ou posts falsos usam legendas como “limpe seu nome em 45 minutos” para pressionar as pessoas a agir sem pensar. Esse truque de urgência é clássico entre golpistas e serve para impedir que o consumidor verifique a veracidade da oferta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para não cair nesse tipo de golpe, acessem o site oficial da Serasa ou usarem o aplicativo legítimo, digitando o endereço diretamente no navegador e conferindo se o certificado de segurança está ativo. Canais oficiais incluem o site principal da Serasa e o número de WhatsApp verificado. Qualquer contato que venha de domínios suspeitos ou números não reconhecidos deve ser ignorado.

Além disso, a Serasa orienta que não existe taxa antecipada para negociar dívidas com a instituição. A negociação, seja com desconto ou parcelamento, deve ser feita sem cobrança de taxa prévia. Pagamentos realizados devem ir diretamente para a empresa credora e nunca para uma conta de pessoa física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, se alguém identificar ou sofrer um golpe, é recomendável registrar um boletim de ocorrência e denunciar a tentativa de fraude nos canais oficiais da Serasa, informando links e números usados pelos golpistas. Dessa forma, a instituição pode agir rapidamente para derrubar páginas falsas e alertar outros consumidores sobre novas fraudes.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.